Acompanhamento e Monitorização dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) turma PADDE 22/23

Apresentação

A proficiência digital das organizações educativas é fundamental para a melhoria do trabalho desenvolvido nas escolas, a par do desenvolvimento das competências digitais dos docentes, dada a sua relevância para o ensino e a aprendizagem. Neste quadro, os AE/Ena foram convidados a elaborar o seu PADDE, que pretende ser um instrumento orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como, apoiar as escolas a refletir e definir estratégias que permitam a exploração do potencial do digital integrando-o de forma holística na organização. Para que PADDE tenha o impacto esperado nas escolas, torna-se fundamental criar estratégias e instrumentos eficazes, tendo este curso o propósito de apoiar as EDD e as escolas no acompanhamento, monitorização, avaliação e reformulação dos PADDE.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 2053/2021, publicado a 24 de fevereiro, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente..

Objetivos

Pretende-se apoiar as EDD das escolas no desenvolvimento de estratégias de monitorização e avaliação das ações inscritas no PADDE, que permitam melhorar a qualidade do trabalho em curso. Na formação pretende-se que as EDD, com o apoio dos ED, implementem estratégias de monitorização, avaliação, comunicação dos resultados e reformulação do PADDE da sua Escola, num processo em rede e promotor de mudança organizacional e pedagógica. São objetivos específicos do Curso: - refletir sobre processos organizativos, pedagógicos e tecnológicos que promovam a qualidade do processo educativo; - conceber e implementar estratégias de monitorização, avaliação e comunicação dos PADDE; - desenvolver estratégias de diagnóstico e reflexão conducentes à reformulação do PADDE.

Conteúdos

Os conteúdos da ação surgem da necessidade de capacitar as EDD para que realizem trabalho de monitorização da implementação das ações inscritas nos PADDE, de modo a aferir a execução dos respetivos objetivos e necessidade de ajustes à sua operacionalização. Surgem, ainda, da importância de os ED afetos aos CFAE acompanharem esse processo, apoiando as EDD nas ações de monitorização, de avaliação, de comunicação e de reformulação dos PADDE. As alterações anuais à constituição das EDD reforça a necessidade de apoiar as escolas em todo o processo, desde a conceção à avaliação dos planos. - Contextualização do Plano de Ação para a Transição Digital e da importância dos PADDE na melhoria do trabalho educativo das escolas - Exploração do Roteiro de Apoio à Monitorização e Acompanhamento dos PADDE - Assistente de apoio à inovação pedagógica através da utilização de ferramentas certificadas - Processos de acompanhamento e monitorização da implementação do PADDE - Estratégias de comunicação do PADDE e das ações implementadas - Avaliação, diagnóstico e reformulação do PADDE

Metodologias

A presente ação é dinamizada na modalidade de e-learning, com recurso a diversas ferramentas, nomeadamente um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) e ferramentas de comunicação síncrona. A formação decorrerá num espaço virtual organizado com os conteúdos de formação disponibilizados e onde decorrem interações múltiplas (síncronas e assíncronas) entre formador-formando e formando-formando. O contexto de formação visa estimular a criação de momentos de partilha e reflexão no âmbito das práticas de monitorização e avaliação das ações do PADDE e dos seus resultados. A ação de formação tem como quadro geral de referência metodológico o construtivismo e a aprendizagem colaborativa, assentando em princípios como a formação participada e experiencial e a ação refletida. Contextualização do Plano de Ação para a Transição Digital e do PADDE (1h síncrona, 1h assíncrona) Exploração do Roteiro de Apoio à Monitorização e Acompanhamento dos PADDE (1h síncrona, 1h assíncrona) Assistente de apoio à inovação pedagógica através da SELFIE (2h síncronas) Processos de acompanhamento e monitorização da implementação do PADDE (4h síncronas, 3h assíncronas) Estratégias de comunicação do PADDE e das ações implementadas (3h síncronas, 3h assíncronas) Avaliação, diagnóstico e reformulação do PADDE (3h síncronas, 3h assíncronas)

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos desenvolvidos pelos formandos, bem como a elaboração de trabalhos individuais.

Modelo

O registo de assiduidade nas sessões assíncronas será realizado na plataforma moodle. Nas sessões síncronas a assiduidade será comprovada pelo acesso e permanência nas salas virtuais criadas para o efeito. A avaliação será suportada pela submissão na plataforma moodle de um trabalho final (acompanhado por declaração de autenticidade e legitimidade da autoria).

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/sites/education/files/document-library-docs/deap-swd-sept2020_en.pdf Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora. Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdf Kampylis, P., Punie, Y. & Devine, J. (2015); Promoting Effective Digital-Age Learning - A European Framework for Digitally-Competent Educational Organisations. Disponível: http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC98209/jrc98209_r_digcomporg_final.pdf

Anexo(s)

Formador

José António Flambó Afonso Batista

Conceição Aleixo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-09-2022 (Quinta-feira) 09:00 - 15:00 6:00 Presencial
2 25-11-2022 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 11-01-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 01-02-2023 (Quarta-feira) 09:00 - 15:00 6:00 Presencial
5 10-05-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
6 22-06-2023 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
Início: 29-09-2022
Fim: 07-06-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-114439/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: CFAE