Concepção e desenvolvimento de recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem do Português turma AF8
Apresentação
1.Inovação dos processos de aprendizagem com recurso às tecnologias digitais. 2.Consolidação de estratégias de uso tecnologias digitais no ensino presencial e não presencial. 3.Necessidade de criação de recursos educativos digitais de qualidade (Ramos et al., 2011). 4.Necessidade de promoção contínua da literacia digital dos docentes (Lucas & Moreira, 2018). 5.Promoção da autonomia dos docentes no processo de conceção e desenvolvimento de recursos educativos digitais (Lucas & Moreira, 2018). 6.Sensibilização para a partilha em rede de recursos educativos digitais abertos e para as potencialidades associadas à reutilização e adaptação dos recursos a diferentes contextos de aprendizagem (UNESCO, 2012). 7.Conceção de recursos que promovam a construção de conhecimento na área do Português, nomeadamente ao nível da implementação de metodologias reconhecidas como boas práticas no ensino do Português (e.g. sequências didáticas centradas no género textual; laboratórios gramaticais) (Cardoso & Rodrigues, 2018; Cardoso et al., 2019).
Destinatários
Professores dos Grupos 100, 110, 200, 210 e 220
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 200, 210 e 220. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 200, 210 e 220.
Objetivos
Em termos gerais, espera-se que, no final desta oficina, os(as) formandos(a) estejam aptos a: promover a inovação de práticas pedagógicas com recurso às tecnologias digitais; promover o desenvolvimento de competências digitais dos docentes; conceber, desenvolver, implementar e avaliar recursos educativos digitais, tendo em vista o desenvolvimento de competências em língua portuguesa. Mais especificamente, espera-se que os(as) formandos(as) estejam aptos a: diferenciar os conceitos de recurso educativo digital e objeto de aprendizagem; planear e gerir projetos multimédia com recurso a um conjunto de procedimentos e práticas associados ao desenvolvimento ágil de software multimédia; aplicar o modelo ADDIE ao desenvolvimento de um recurso educativo digital; conceber um percurso didático que promova a descoberta do funcionamento da língua, assegurando a contextualização dos dados linguísticos e coerência e progressão na abordagem aos conteúdos;
Conteúdos
1.Conceitos introdutórios - 1 hora Definição de recurso educativo digital Direitos de autor em contexto digital 2.Metodologia e gestão de projetos multimédia - 3 horas Da pesquisa ao protótipo; Ferramentas para trabalho colaborativo 3. Desenho instrucional para a aprendizagem do Português - 3 horas O modelo ADDIE Orientações didáticas para a construção de recursos educativos digitais na área do ensino e aprendizagem do Português 4.Desenho de interfaces gráficas - 4 horas Princípios de design para interfaces gráficas Princípios multimédia para a aprendizagem 5. Desenho de interação - 4 horas Estruturas e elementos de navegação Princípios de usabilidade Estratégias de gamificação Feedback corretivo 6.Ferramentas de autoria multimédia Edição de vídeo Edição de áudio Edição de imagem Criação de atividades interativas 7.Publicação e promoção de recursos abertos - 3 horas Comunicação do recurso Divulgação em blogs e repositórios 8. Avaliação da oficina de formação - 1 hora
Metodologias
Sessões síncronas Sessões centradas na exploração de conceitos teóricos e na análise de exemplos reais e concretos de produtos, materiais e recursos multimédia para ambientes de ensino e aprendizagem. Sessões de orientação dos projetos em curso. Sessões assíncronas Sessões de exploração de ferramentas de autoria multimédia a partir de tutoriais. Sessões de desenvolvimento dos projetos em curso. Idealização, planeamento, construção de recursos didáticos digitais (red-recurso educativo digital), passiveis de uso e utilização em contexto de sala de aula, a partir das Ferramentas de Autoria Multimédia e da leitura de textos, visionamento de vídeos e tutoriais. Para o efeito serão disponibilizados tutoriais, acompanhamento e orientação em todas as fases da construção do projeto. Será este produto recurso digital didático(individual) que será objeto de avaliação e classificação no âmbito da oficina de formação.
Avaliação
Conceção e desenvolvimento de um recurso educativo digital para o desenvolvimento de competências de língua portuguesa no 1.º Ciclo / 2.º Ciclo do Ensino Básico, avaliado e classificado em conformidade com o RJFCP e demais cartas circulares emanadas pelo CCPFC e pela DGAE sobre a avaliação e classificação da formação contínua dos professores.
Modelo
Conceção e desenvolvimento de um recurso educativo digital para o desenvolvimento de competências de língua portuguesa no 1.º Ciclo / 2.º Ciclo do Ensino Básico, avaliado e classificado em conformidade com o RJFCP e demais cartas circulares emanadas pelo CCPFC e pela DGAE sobre a avaliação e classificação da formação contínua dos professores.
Bibliografia
Andresen, B. B., & Brinck, K. (2013). Multimedia in Education. UNESCO.Cardoso, A., & Rodrigues, R. P. (2018). Recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In A. Carneiro-Barrera & A. Díaz-Román (Orgs.), Avances En Ciencias de La Educación y Del Desarrollo, 2018 (pp. 722729). Asociación Española de Psicología Conductual.Ferrão Tavares, C., & Barbeiro, L. F. (2011). As implicações das TIC no ensino da língua. Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.Miranda, G. (Org.) (2009). Ensino online e aprendizagem multimédia . Relógio dÁgua.Ramos, J. L., Teodoro, V. D., & Ferreira, F. M. (2011). Recursos educativos digitais. Reflexões sobre a prática. Cadernos SACAUSEF VII, 11-34.
Anexo(s)
Formador
Joana Isabel Nunes de Souza
Maria Adriana Príncipe Cardoso
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-12-2022 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 09-01-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 14-01-2023 (Sábado) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 23-01-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 30-01-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 06-02-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
7 | 13-02-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 27-02-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
9 | 06-03-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
10 | 14-03-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |