235

eTwinning - Incentivo ao trabalho colaborativo nas equipas eTwinning turma AF12

Apresentação

O eTwinning faculta uma plataforma web que disponibiliza um conjunto de atividades e recursos vocacionados para o desenvolvimento de projetos das escolas, tanto a nível nacional como a nível internacional (Kearney & Gras-Velázquez, 2015). A evolução e o impacto do eTwinning permitem entendê-lo como contexto de aprendizagem, no sentido proposto por Figueiredo (2016), dado o seu potencial na criação de ambientes pedagogica e tecnologicamente enriquecidos e promotores das aprendizagens. Isto implica a colaboração entre os professores, entendida como fator distintivo da profissionalidade e do desenvolvimento docente (Fullan & Hargreaves, 2001, Roldão, 2007) e da própria eficácia das escolas (Hattie, 2015). A proposta deste Curso de Formação, em formato blended learning (b-learning) surge enquadrando as opções metodológicas com a finalidade central de incentivar o estabelecimento de Equipas eTwinning. Estas Equipas, agindo como núcleos de rede(s) de trabalho colaborativo numa mesma escola, agrupamento de escolas ou região, podem promover as potencialidades da plataforma eTwinning e divulgar as ferramentas que facilitam a comunicação, a colaboração, a partilha e o desenvolvimento de projetos colaborativos, contribuindo, assim, para a construção de contextos de aprendizagem culturalmente ricos em atividade e interação que o recurso às tecnologias da informação e da comunicação possibilita.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

1. Incentivar a constituição de equipas eTwinning, enquanto núcleos de trabalho colaborativo impulsionadores da construção de aprendizagens significativas em contextos de aprendizagem diversificados, com base na análise de projetos e/ou estudos desenvolvidos no âmbito do eTwinning/Erasmus+. 2. Promover a reflexão crítica sobre os modelos de projetos eTwinning, com particular relevo para a diferenciação entre «projetos de partilha» e «projetos de colaboração». 3. Fomentar a integração curricular de ferramentas da web 2.0 com virtualidades no desenvolvimento de projetos colaborativos.

Conteúdos

Módulo 1: Potencialidades do eTwinning em contexto educativo 6 horas (3h+3h) - duas sessões online: uma sessão síncrona e uma sessão assíncrona Apresentação do Curso / Breve historial do eTwinning Competências chave para a aprendizagem, desenvolvimento e cidadania no séc. XXI Desenvolvimento de competências dos alunos através do eTwinning Registo e exploração do Portal eTwinning Ferramentas da web 2.0 associadas a atividades de pesquisa e agregação de informação Módulo 2: Projetos eTwinning: contextos de aprendizagem 6 horas (2h+4h) - duas sessões online: uma sessão síncrona e uma sessão assíncrona Análise de projetos de partilha e de colaboração: intencionalidade e componentes (O que acontece? Para e por que acontece? Onde? Como e quando? A quem?) As parcerias eTwinning, entre a partilha e a colaboração Funcionalidades do espaço pessoal eTwinning, o eTwinning Live Materiais de Autoaprendizagem Progressão global: critérios utilizados no eTwinning Live Eventos eTwinning Ferramentas da web 2.0 associadas a atividades de comunicação a distância/ videoconferência Módulo 3: Caraterísticas e potencialidades do trabalho colaborativo 7 horas (3h+4h) - duas sessões online: uma sessão síncrona e uma sessão assíncrona Trabalho colaborativo e desenvolvimento do conhecimento profissional Grupo(s) eTwinning: espaços virtuais colaborativos de partilha e debate Funcionalidades do espaço colaborativo de um Grupo eTwinning: análise de grupo selecionado (p.e. «Creative Classroom») Ferramentas básicas de um Grupo eTwinning: Diário de Grupo, Páginas, Materiais, Fóruns, Videoconferência e chat, Mensagens de Grupo e Definições Organização, gestão e dinamização de um Grupo eTwinning Ferramentas da web 2.0 associadas ao trabalho colaborativo num Grupo eTwinning Módulo 4: Cenários de colaboração das equipas eTwinning 6 horas (3h+3h) /duas sessões: uma sessão online assíncrona e uma sessão presencial Contributo, interno e externo, das equipas eTwinning na dinamização de projetos colaborativos Cenários de colaboração: acolhimento, apoio e divulgação Partilha de percursos, formativos e formadores, entre membros de Equipas eTwinning Ferramentas da web 2.0 associadas a atividades de apresentação pública Avaliação da formação

Metodologias

Este Curso assume o formato e-learning para possibilitar a experimentação da diversidade de ambientes de aprendizagem associados ao eTwinning, a saber, sessões online, síncronas e sessões assíncronas , com recurso ao Portal eTwinning e a uma plataforma LMS (Edmodo ou Moodle). As sessões síncronas destinam-se à apresentação teórica e à realização de tarefas de aplicação prática ou de partilha e análise conjunta, assumindo a forma de eventos, em videoconferência, para experimentação do recurso facultado no eTwinning Live e das ferramentas a ele associadas; As sessões online assíncronas permitem a realização quer de leituras selecionadas quer de experimentação orientada do Portal eTwinning e de ferramentas web 2.0.

Avaliação

Os formandos são avaliados com base (i) nos trabalhos solicitados e submetidos na plataforma LMS e (ii) no trabalho de reflexão individual, numa tabela de 1 a 10 valores, conforme estabelecido no Regulamento do CCPFC e no Despacho n.º4595/2015 de 6 de maio, respeitando todos os normativos legais da formação contínua de professores em vigor.

Bibliografia

Cassells, D., Gilleran, A., Morvan, C. & Scimeca, S. (2015). Geração eTwinning, celebrando 10 anos de eTwinning. Bruxelas: European Schoolnet (EUN Partnership AISBL). Acedido a 28/10/2016 em https://www.etwinning.net/eun-files/generation/pt.pdf Crawley, C. (Coord.) (2013). Uma viagem pelo eTwinning. Bruxelas: Serviço Central de Apoio eTwinning, European Schoolnet. Acedido a 28/10/2016 em http://files.eun.org/etwinning/books2013/eTwinning_book_PT.pdf Crawley, C. & Gilleran, A. (Coord.) (2011). O livro de receitas eTwinning. Bruxelas: Serviço Central de Apoio eTwinning, European Schoolnet. Acedido a 28/10/2016 em http://files.eun.org/etwinning/cookbooks/PT_cookbook.pdf Lacerda, Teresa & Gomes, Maria João (2011). Cinco anos de eTwinning: o estado da arte da investigação. In Paulo Dias e António José́ Osório (orgs.), Actas da VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2011. Perspetivas de Inovação, Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, pp.81‐91. ISBN 978‐972‐98456‐9‐7 [CD‐ROM]. Acedido a 28/10/2016 em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/12542 Figueiredo, António Dias (2016). A Pedagogia dos Contextos de Aprendizagem. e-Curriculum, 14 (3), 809-836. Acedido a 28/10/2016 em http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/28989/20738

Anexo(s)

Cronograma

Cartaz

Observações

NOTA: Esta edição do Curso decorrerá integralmente a distância. Todos os conteúdos e propostas serão devidamente atualizados para corresponder às características/funcionalidades do novo portal eTwinning disponibilizado através da Plataforma de Educação Escolar Europeia (https://school-education.ec.europa.eu/pt/etwinning)

Formador

José António Flambó Afonso Batista

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-01-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 13-01-2023 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
3 16-01-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 20-01-2023 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
5 23-01-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 27-01-2023 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
7 30-01-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 03-02-2023 (Sexta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
Início: 09-01-2023
Fim: 03-02-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-107493/20
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas CFAEATB