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Música da Educação Pré-escolar ao 1.º ciclo do Ensino Básico turma AR12-1

Apresentação

São variadíssimas as razões justificativas da inserção desta AÇÃO no Plano de Anual de Atividades que a Entidade Proponente pretende levar a cabo. Daí que passemos a enunciar as que mais se prendem com a nossa forma de estar e de ser educadores/as de crianças cujas fases etárias se identificam, plenamente, com o desenvolvimento sensorial e afetivo. Para além de constatarmos uma preocupação assumida nos diferentes documentos oficiais que sustentam as nossas atividades escolares/educativas, como sejam os programas que subjazem a todas elas, como orientação privilegiada, oferecem-nos oportunidades infindas no campo da interdisciplinaridade, da multiculturalidade, da transversalidade; Os mesmos programas aferem que “Estas atividades têm sido frequentemente tratadas como secundárias na formação da criança ou apenas como momentos de diversão”, acrescentando que: “No entanto, a prática de atividades expressivas contribui declaradamente para a expressão da personalidade, para a estruturação do pensamento e para a formação do carácter” (Programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 1990:6). A falta de ligação entre o ciclo Pré-escolar e o 1.º ciclo do Ensino Básico constitui-se como entrave a uma sequencialidade educativa cíclica originando desmotivações consequentes de difícil ultrapassagem; O reconhecimento de que a prática do canto se constitui como base da expressão na qual se vivem momentos de profunda riqueza e bem estar, sendo a voz o primeiro instrumento que as próprias crianças vão explorando; A importância das atividades lúdicas, nestas idades, não só proporcionam um enriquecimento das vivências sonoro musicais, como geram fontes motivacionais de aprendizagens fecundas nas próprias áreas onde o domínio cognitivo se potencia; A necessidade de formação nesta área não está, de todo, desenvolvida, segundo opinião de alguns profissionais destes níveis de ensino/aprendizagem; A existência de profissionais, com dados provados, disponíveis para partilhar de forma científica e pedagógica os saberes indispensáveis a uma cultura educativa que tem que ser valorizada e aplicada in loco. Se não houvesse mais razões que só o trabalho quotidiano pode ir desvendando, estas constituir-se-iam como suficientes para se julgar como pertinente proporcionar a estes profissionais da educação, formação adequada para que no seu dia-a-dia, possam sentir-se realizados no seu trabalho, fazendo da escola o lugar aprazível a uma aprendizagem eficaz.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;.

Objetivos

Desenvolver o gosto pelas atividades de Expressão e Educação Musical; Promover a competência musical; Promover atitudes de participação e cooperação em atividades musicais; Desenvolver a memória auditiva; Adquirir vivências e destreza no ritmo; Explorar ritmos através do corpo humano; Utilizar diferentes materiais para produção de som; Criar coreografias referentes a qualquer estilo de música; Iniciar o conhecimento e uso de alguns instrumentos musicais.

Conteúdos

1. Entoação de canções, utilizando materiais variados para acompanhamento das mesmas; 2. Declamação de lengalengas utilizando técnicas sonoras variadas; 3. Leitura de partituras convencionais e não convencionais; 4. Realização de coreografias variadas; 5. Iniciação aos instrumentos musicais, conforme disponibilidade dos mesmos; 6. Identificação auditiva de diferentes estilos de música; 7. Improvisação de letras/músicas para cenários previamente criados; 8. Batimentos rítmicos utilizando diferentes materiais sonoros.

Metodologias

Exposição prática dos conteúdos; Participação ativa dos formandos: Individual e em pequeno grupo Utilização de material variado; Utilização de instrumentos apropriados; Apresentação de conteúdos teórico-práticos através formas lúdico-didáticas.

Avaliação

Observação direta dos formandos tendo em conta o seu interesse e participação nas atividades propostas; O interesse e empenho na realização das atividades propostas; Colaboração com materiais solicitados pela formadora; Elaboração de um trabalho prático sobre um tema fornecido pela formadora.

Modelo

A ação será avaliada pelo formador e pelos formandos: Usando a teoria da apresentação mútua; Através da análise de questionários que incidam sobre a adequação da formação aos objetivos definidos; Da utilidade da formação para o trabalho a realizar com os alunos no quotidiano do professor; Os formandos deverão: 1. Manifestar gosto pelas atividades a realizar; 2. Participar ativamente nas atividades propostas, pois trata-se de uma formação essencialmente prática.

Bibliografia

GODINHO, J. C, (2005). Era uma vez a música. Carnaxide: 1ª ed. Constância. KÁROLYI, O. (1965). Introdução à Música. Mem Martins: 3ª edição, Publicações Europa-América. KOLLING, M.T. (2006). Cantar Brincando…Brincar Cantando. Editora Paulus. MICHEL, J. LEGAUD (1971). A criança e a música. Biblioteca dos pais. Publicações Europa-América. MONTERO, M.P. (s/d). 44 Jogos Auditivos, Jogos de Educação Musical. Porto: Edições Salesianas.

Anexo(s)

Formador

Maria Amélia Machado Rua

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-04-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
2 20-04-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
3 27-04-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
4 28-04-2023 (Sexta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
5 02-05-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
6 05-05-2023 (Sexta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
7 09-05-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
8 11-05-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
9 12-05-2023 (Sexta-feira) 16:00 - 21:00 5:00 Presencial
Início: 18-04-2023
Fim: 12-05-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-118847/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: AEJM - AEJM - sala 1.11