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Comunicação, atendimento e relações interpessoais em contexto escolar turma ND1_AEJM

Apresentação

Esta formação enquadra-se no Plano de Formação e de Atividades do CFAE do Alto Tâmega e Barroso, decorrente da solicitação dos Agrupamentos de Escolas associados. Sendo a escola um local plural no que se refere a pessoas e a atividades, é condição essencial que os Auxiliares de Educação- Assistentes Operacionais estejam munidos de conhecimentos que lhes permitam atuar em diferentes situações, em particular no atendimento a todos aqueles que recorrem aos serviços das escolas, em particular alunos, docentes e encarregados de educação. Considerando que os Assistentes Operacionais desempenham funções de vigilância e apoio pelos vários espaços da Escola, sendo frequentemente solicitados a prestar variadas intervenções, nomeadamente no atendimento a alunos, docentes e encarregados de educação, esta formação revela-se pertinente no sentido de fornecer aos formandos competências que permitam sensibilizar para as caraterísticas dos interlocutores e do contexto onde decorre a comunicação/interação e compreender a importância da comunicação e do atendimento em contexto escolar. Em função do plano de atividades: Esta formação enquadra-se no Plano de Formação e de Atividades do CFAEBN,

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

- Sensibilizar para as caraterísticas dos interlocutores e do contexto onde decorre a comunicação/interação; - Compreender a importância da comunicação, do atendimento e as formas de se relacionar com os outros em contexto escolar; - Conhecer e aplicar as etapas a operacionalizar no atendimento ao público;-Reconhecer os fatores que influenciam a comunicação positivamente e negativamente; -Treinar e simular situações práticas de comunicação, atendimento e relacionamento assertivo, aplicando os pressupostos subjacentes à uma comunicação eficaz.

Conteúdos

1. Contextualização do perfil, caraterísticas e regras institucionais a considerar nas interações internas e externas 1.1. O que é ser um profissional eficaz e as suas responsabilidades 2. As fases do Atendimento: Acolhimento; Compreender o problema; Dar resposta; Despedir-se 3. A relevância da comunicação e aspetos a ter em conta no atendimento e relacionamento com os outros 3.1. As relações interpessoais em contexto escolar, colaboração e cooperação 3.2. Elementos da comunicação 3.3. Aspetos verbais e não verbais que influenciam a comunicação 3.4. Fatores que facilitam a comunicação 3.5. Barreiras/fatores que dificultam a comunicação. 4. Avaliação dos formandos

Bibliografia

-Fachadas, O. (2018). Psicologia das relações interpessoais. 3ª edição, Lisboa: Edições Silabo. -Moreira, I. (2010). A excelência no atendimento. 4ª edição, Lisboa: Edições Lidel -Rego, A. (2016). Comunicação pessoal e organizacional: teoria e prática. 4ªedição, Lisboa: Edições Silabo. -Thun, F.; Ruppel, J. Stratmann, R. (2007). Saber comunicar, saber dialogar. Barcarena: Editorial Presença. - Carrera, F. (2012). Comunicar: a arte de bem comunicar no século XXI. Lisboa: Edições Silabo

Anexo(s)

Formador

Ana Catarina Lopes de Carvalho Painhas

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-11-2023 (Sexta-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
2 10-11-2023 (Sexta-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
Início: 03-11-2023
Fim: 10-11-2023
Acreditação: AR15
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 7 h
Local: Escolas associadas ao CFAEATB