Competências em TIC : Curso C turma TIC-C_2023
Apresentação
O curso pretende proporcionar ao pessoal não docente a aquisição de competências essenciais para a sua atividade profissional de modo a que, no final, possua conhecimentos, capacidades e valores que lhe permitam realizar atividades como: Aceder e usar informação pertinente.; Conhecer as diferentes funcionalidades dos processadores de texto que lhe permitam elaborar materiais com utilidade para a sua atividade profissional.; Estabelecer diferentes tipos de comunicação e interação através da Internet com outras pessoas, utilizando ferramentas adequadas; Fazer tratamento de imagem em formato digital de forma a facilitar o uso das mesmas em recursos e materiais pedagógicos; Utilizar a folha de cálculo para construção de instrumentos de organização de informação. A formação e certificação de Pessoal Não Docente correspondem ao reconhecimento que, no âmbito do PTD, é feito sobre a necessidade de investimento no capital social e humano como forma de responder aos objetivos de modernização da escola em Portugal. A escola, enquanto organização social, apresenta uma complexidade natural própria. No âmbito organizacional as Tecnologias de Informação e Comunicação. (TIC) têm vindo a assumir um papel cada vez mais influente, sendo notória uma evolução permanente nos paradigmas relacionados com a sua utilização. Constituindo um imperativo que a escola acompanhe e, até, lidere o desenvolvimento verificado nas outras áreas e contextos da vida em sociedade e a par dos recursos disponibilizados, faz sentido, de facto, preparar convenientemente os agentes educativos para usarem regularmente e poderem tirar partido das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
Abordar os elementos básicos do computador e periféricos, bem como as respectivas funções, e, também a terminologia básica do sistema operativo. Promover a elaboração, organização, armazenamento e transferência de informação em formato digital. Estimular a pesquisa na Internet a partir da identificação de objetivos e recursos relevantes para a sua área profissional. Saber avaliar a qualidade e credibilidade das fontes e da informação pesquisada. Estimular comportamentos que melhorem a segurança dos sistemas (usar antivírus, firewall, entre outros). Promover a utilização das principais funcionalidades de um processador de texto na produção de materiais para a sua atividade profissional.
Conteúdos
Organização e planeamento da ação 1. Acesso e uso de informação em formato digital: Ligar e desligar o computador e conectar alguns periféricos; Criar, copiar, transferir, renomear e gerir documentos e pastas; Aceder à Internet; Usar de forma básica os navegadores – navegar, armazenar, guardar favoritos, localizar e imprimir informação; 2. Escrita em formato digital: Escrever um texto e formatá-lo; Usar um corretor ortográfico; Utilizar as funcionalidades de sinonímia na escrita; Reorganizar um texto desorganizado; Inserir uma imagem, um gráfico ou uma tabela no texto; Configurar e imprimir uma página (margens e orientação); 3. Introdução à comunicação através de meios digitais: Utilizar um sistema de mensagens instantâneas; Enviar mensagens de correio eletrónico a um e a vários destinatários; Receber e imprimir uma mensagem por correio eletrónico; Guardar um documento anexado a uma mensagem recebida; Organizar um sistema de pastas de correio para arquivo das mensagens recebidas por assunto. 4. Edição de imagens em formato digital: Alterar o tamanho de uma imagem relacionando-o com o espaço ocupado pelo ficheiro; Alterar as características básicas de uma imagem tais como o tamanho, o brilho, a luminosidade e a orientação; Identificar os principais tipos de ficheiros de imagem (JPG, GIF, PNG…). 5. Organização e registo de dados numa folha de cálculo; Criar e formatar uma folha de cálculo; Introduzir e configurar informação; Utilizar fórmulas e funções simples para processar cálculos, com os operadores aritméticos, média, máximo, mínimo, …); Inserir gráficos. 6. Segurança na internet: Regras de comunicação e comportamentos online; Direito de imagem e publicação de fotografias on-line 7. Criação de apresentações: Utilizar e alterar uma apresentação predefinida; Elaborar uma apresentação. Formatar fundo e aplicar esquemas. 8. Avaliação (1 hora) - Preenchimento de questionário (Opinião dos formandos).
Bibliografia
Proposta de Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho sobre as competências chave para a aprendizagem ao longo da vida (2005). Bruxelas GEPE/ME. (2008). Competências TIC. Estudo de Implementação. Vol.1Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. GEPE/ME.(2008). Competências TIC. Estudo de Implementação. Vol.2 Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. C. e Lopes, A. (2003), Pais e Filhosn@ Internet – Um Guia para a navegação on-line, Plátano, Lisboa. SegurançanaInternet,http://www.seguranet.pt/index.php?section=5, consultado em 19.01.2008.
Anexo(s)
Formador
Cristina Maria Barbadães Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-02-2023 (Segunda-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 22-02-2023 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 03-04-2023 (Segunda-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 04-04-2023 (Terça-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 05-04-2023 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 19-06-2023 (Segunda-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 20-06-2023 (Terça-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 21-06-2023 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |