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As visitas de estudo, percursos de inclusão e de articulação curricular turma AR17

Apresentação

Ao longo da sua existência, o CFAE do Alto Tâmega e Barroso tem vindo a consolidar um historial de ações de formação de incentivo à organização de visitas de estudo, num claro reconhecimento das suas imensas potencialidades pedagógicas, particularmente relevantes na construção de um conhecimento aberto ao meio: local, nacional e internacional. A participação em projetos de intercâmbio, presenciais e a distância (Erasmus+ e eTwinning) tem renovado e expandido o interesse pelas visitas de estudo, enquanto oportunidades de articulação do currículo, com reconhecido impacto na qualidade das aprendizagens e na formação integral dos alunos, ao contextualizar o(s) conhecimento(s) em atividades e projetos trans/multi/interdisciplinares, promovendo o desenvolvimento profissional dos docentes, a formação pessoal e social de todos os alunos e a interação entre a escola e o meio. As visitas de estudo constituem-se, assim, como atividades inclusivas e como estratégias estimulantes quer pelo consensual caráter motivador, quer pela convivência, quer, ainda, pelas dimensões lúdicas e de gamificação que podem proporcionar, desencadear e consolidar. É exatamente sob esta perspectiva que se propõe a realização do curso «As visitas de estudo, percursos de inclusão e de articulação curricular», privilegiando a interligação entre teoria e prática, entre as vivências escolares e os contactos com realidades diversas, social e culturalmente. Pela sua natureza transdisciplinar, as visitas de estudo vão permitir que as propostas deste curso convoquem o planeamento colaborativo, a par da organização, realização e avaliação à luz dos saberes específicos de diferentes áreas curriculares, num claro benefício mútuo e (in)comum.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Divulgar o enquadramento legal das visitas de estudo, em contexto nacional e internacional; - Promover a realização de visitas de estudo contextualizadas nos projetos educativos de Agrupamento/Escola, num paradigma de Educação Inclusiva e de incentivo à autonomia e flexibilidade curricular; - Agilizar a organização, realização e avaliação de visitas de estudo, atendendo à diversidade dos participantes, à articulação curricular entre as diferentes áreas curriculares disciplinares envolvidas e às especificidades dos locais a visitar; - Consolidar os conhecimentos, as atitudes e as experiências de Cidadania ativa e europeia, desenvolvendo a sensibilidade estética e artística para uma vivência cultural informada.

Conteúdos

- Apresentação do Curso (1h) - Organização, funcionamento e avaliação Módulo 1 (6h) - Enquadramento legal das visitas de estudo - Visitas de estudo em contexto educativo: potencialidades e constrangimentos - Tipos de Visitas de Estudo - A valorização do património artístico e cultural como ato de cidadania europeia - A localidade como documento cultural: Os vestígios materiais; A flora e a fauna; Os lugares históricos; As obras de arte; Os textos históricos. Módulo 2 (7h) - Etapas de participação numa visita de estudo internacional: Chaves-Madrid-Chaves (Tordesilhas, Segóvia e Madrid) - Sequência de atividades: prévias (definição de objetivos; equipa responsável; elaboração do itinerário; contactos com as entidades/os locais a visitar), durante a visita (regras e normas de segurança, organização dos participantes; contacto com os encarregados de educação; registo das atividades), no regresso (construção da memória da visita de estudo; formas e meios de divulgação). - Recursos digitais a integrar na sequência de atividades planeada - Documentação a facultar a (i) encarregados de educação; (ii) participantes; (iii) comunidade educativa - Avaliação do Curso (1h) – questionários a preencher por formador(es) e formandos

Metodologias

O Curso adota uma metodologia ativa e participativa para a consecução dos objetivos estabelecidos, em que se associam momentos de interação diferenciada: (1) momentos de caráter expositivo/exploratório com experimentação, em grupo, de aplicativos digitais (códigos QR, mentimeter, quizzes, …); (2) momentos de realização autónoma de propostas (visitas a locais selecionados, pesquisa orientada em documentação recolhida/facultada), apoiados pela disponibilização de guiões orientadores; e (3) momentos de debate/reflexão participada, com base nos Diários de Bordo, gradualmente construídos pelos participantes (padlet, digipad). A avaliação do curso realizada por análise das opiniões de formandos e de formador(es) obtidas através de questionários facultados na sessão final (formulários online).

Avaliação

Avaliação realizada nos termos da legislação em vigor, expressa numa escala de 1 a 10 valores (Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio), contemplando: - Formação presencial com frequência obrigatória em dois terços do número de horas de duração da ação; - Diário de Bordo, digital, construído ao longo do curso, de acordo com o Guião facultado no início do Curso.

Bibliografia

Legislação: Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho; Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho; Despacho n.º 6147/2019, de 4 de julho; Circular Informativa DGEstE 1/2017, de 22 de maio Almeida, António (1998). Visitas de estudo – conceções e eficácia na aprendizagem. Livros Horizonte Janson, Horst Woldemar (2010). A Nova História da Arte de Janson. A Tradição Ocidental. Fundação Calouste Gulbenkian Recursos web: Madrid - portais (https://www.madrid.es/portal/site/munimadrid); Tordesillas - portal (https://tordesillas.ayuntamientosdevalladolid.es); Segovia (https://segovia.es) Recursos web: Apps para a Educação, Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) https://appseducacao.rbe.mec.pt

Anexo(s)

Formador

José António Flambó Afonso Batista

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-06-2023 (Sábado) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
2 03-06-2023 (Sábado) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
3 04-06-2023 (Domingo) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
4 04-06-2023 (Domingo) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
Início: 03-06-2023
Fim: 04-06-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119816/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: CFAE