288

Padel no Desporto Escolar - Nível Avançado turma 1

Apresentação

Em parceria com a DGE e a Federação Portuguesa de Padel, esta formação visa propiciar um aprofundamento dos princípios e das práticas do Padel no Desporto Escolar, aprofundando conhecimentos e competências dos Professores de Educação Física, capacitando-os para desenvolverem em contexto esta modalidade desportiva com enorme interesse para os alunos, de modo aprofundado. Aos docentes é possibilitado explorar propostas metodológicas atuais no ensino e treino do Padel, com impactes no desenvolvimento profissional e pessoal bem, como nas aprendizagens dos alunos. Sublinha-se que o Padel faz recurso a um conjunto de técnicas diversificadas, discutindo-as e praticando-as, dando relevância em particular às relativas aos skills avançados que poderão ser transferidos para muitas outras práticas desportivas, permitindo o desenvolvimento integral dos alunos.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620.

Objetivos

Esta ação vem no seguimento da ação O PADEL NO DESPORTO ESCOLAR, visando: • Providenciar aos professores instrumentos pedagógicos, assegurando conhecimentos específicos e aprofundados da modalidade, bem como, desenvolver projetos nas escolas tanto na vertente curricular como extracurricular, nomeadamente o Desporto Escolar. • Aprofundar conhecimentos, desenvolver e identificar a terminologia específica; • Conhecer gestos técnicos específicos de base; de nível intermédio e avançados. • Conhecer os princípios do jogo; diferenciando as zonas e os princípios táticos inerentes a cada uma delas • Conhecer e desenvolver formas jogadas simplificadas e avançadas; e metodologias específicas para o ensino e treino da modalidade nos escalões mais jovens. • Dominar as movimentações específicas básicas e avançadas do jogo formal

Conteúdos

- Etapas de desenvolvimento do Padel . Etapa de desenvolvimento específico . Etapa de desenvolvimento competitivo . Etapa de desenvolvimento rendimento - Introdução à Metodologia de Ensino 1. Progressões de ensino para as principais técnicas e respectivas componentes tácticas específicas. 1.1 Perfeição na execução dos batimentos básicos. 1.2 Batimentos especiais 1.3 Boa movimentação e bom trabalho de pés 1.4 Conhecimento táctico base 1.5 Contra ataque. 1.6 Encorajamento de jogo agressivo 1.7 Antecipação no ganho da rede 1.8 Capacidade de cobrir a rede 1.9 Rendimento do jogo de rede 1.10 Saídas por 3 e por 4. 2. Metodologia e objectivos 2.1 Definição do tipo de exercício e seu objectivo 2.2. Os recursos materiais 2.2.1. O tipo de campo 2.2.2 Espaço exterior ao campo 2.2.3 Materiais complementares 2.3. A segurança 2.3.1. Organização das rotações do exercício 2.3.2. Definição das tarefas no exercício 3.1 A primeira aula 3.2 Aulas de grupo e individuais 3.2.1. Número de alunos 3.2.2. Colocação do treinador no campo 3.2.3. Organização dos alunos no campo (destros e esquerdinos) 3.2.4. Progressão do grau de dificuldade dos exercícios 3.2.5. Diversidade 3.2.6. O jogo 3.2.7. A Segurança 3.3. Alunos principiantes e intermédios 3.3.1 Características 3.3.2 Adaptações 3.3.3 Organização dos alunos no campo 3.3.4 Expectativas - Conhecer os princípios do Jogo . Situações defensivas . Situações ofensivas . Situações de jogo.

Metodologias

O curso foi concebido e organizado para ser desenvolvido em regime B-learning, através de sessões online (síncronas e assíncronas) e autoaprendizagem, com recurso a uma plataforma de E-learning e sessões presenciais, destinadas a sessões práticas. Os módulos do curso são disponibilizados, na sua totalidade, na plataforma e-learning: Formação Síncrona através de videoconferências, chats, entre outros. Esta modalidade tem a vantagem de se poderem realizar sessões em tempo real, seja qual for o local em que o formando se encontre. Formação Assíncrona com suporte em e-mail, fóruns, fóruns, provas/testes, podendo o formando estudar quando quiser, flexibilizando e gerindo as aprendizagens de acordo com a sua disponibilidade, fomentando a pro-atividade. Para além das sessões presenciais práticas, realizando transições entre a teoria e a prática, o formando terá acesso a baterias de exercícios/casos práticos, de textos, formulação de perguntas ao formador com respetivo feedback por e-mail/ ou sistema de mensagens e outras ferramentas de feedback

Avaliação

A avaliação dos formandos foca a participação nas sessões presenciais e online, bem como a realização um trabalho final em que abordem os conteúdos trabalhados e evidenciem a aplicação das temáticas abordadas, bem como uma reflexão crítica escrita. Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.

Bibliografia

Manual do Treinador de Padel - nível avançado – Federação Portuguesa de Padel Documentos e conteúdos da Federação Internacional de Padel -http://www.padelfip.com Documentos de conteúdos do site da Federação Portuguesa de Padel - www.fppadel.pt Documento do PNED-Plano Nacional da Ética Desportiva- www.pned.pt Perfil do aluno à saída do ensino obrigatório

Anexo(s)

Cartaz_Padel_Avançado

Formador

Paulo Jorge Sequeira Sanches

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-06-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
2 22-06-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
3 23-06-2023 (Sexta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Presencial
4 24-06-2023 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
5 24-06-2023 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
6 26-06-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
7 27-06-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
Início: 21-06-2023
Fim: 27-06-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-120415/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Plataformas Zoom, Moodle e AquaePadel - Chaves