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A diferenciação pedagógica na disciplina de matemática turma AR-13

Apresentação

Num contexto educativo dinâmico e complexo, a didática da matemática e a aquisição de novos conhecimentos tornam-se essenciais numa resposta adequada aos desafios da Educação no séc.XXI. Com documentos referenciais como o Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória e a propostas das novas Aprendizagens Essenciais, torna-se cada vez mais urgente a criação de momentos de formação que promovam a atualização, alargamento e aprofundamento de conhecimentos científicos e pedagógico-didáticos. A resposta à diversidade de contextos e diversidade de alunos torna-se um desafio para todos os professores, sendo essencial o recurso a momentos de reflexão conjunta, onde se privilegie a resolução de problemas e a resposta a necessidades, de forma partilhada. Assim, no âmbito da didática da matemática, será essencial a criação de momentos de formação em torno do desafio da diferenciação pedagógica (recursos, currículo e avaliação). No processo de ensino-aprendizagem-avaliação da matemática, a preocupação com o sucesso escolar de todos os alunos, exige uma capacidade de reflexão e ação por parte do professor, diversificando estratégias e recursos no sentido de envolver e potenciar as capacidades dos seus alunos. O papel ativo do aluno na construção da sua própria aprendizagem, surge hoje como aspeto essencial na promoção de medidas de sucesso para todos.

Destinatários

Professores dos grupos 110 e 230

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110 e 230. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110 e 230.

Objetivos

- Contribuir para o desenvolvimento profissional e global dos formandos; - Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na resposta à diversidade; - Permitir momentos de reflexão contextualizada em problemas e necessidades; - Favorecer a criação de redes de partilha de ideias e recursos; - Permitir a criação de recursos e definição de estratégias de ensino que permitam um leque de respostas à diversidade de necessidades dos alunos

Conteúdos

- Enquadramento curricular (Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, Aprendizagens Essenciais e Decreto lei nº55/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº54/2018 de 6 de julho) (3h) - Diferenciação Pedagógica: conceitos e desafios (3 h) - Processo de ensino-aprendizagem- avaliação, no âmbito da disciplina de matemática, em ensino presencial ou não presencial- planificação, recursos, estratégias, avaliação- (9h)

Metodologias

Com uma metodologia teórico-prática, os formandos deverão refletir sobre textos ou excertos de textos, para que seja possível clarificar alguns conceitos. Os fundamentos associados à Didática da matemática e Diferenciação Pedagógica, serão abordados numa perspetiva de discussão coletiva e com recurso a exemplos práticos. Ao longo das sessões será incentivada a partilha de inquietações e necessidades, como forma de permitir a procura de respostas e soluções adequadas a cada contexto, aliando a teoria à prática. Todos os materiais construídos pelos formandos, como reflexões, recursos e outros; serão contemplados na sua avaliação, bem como o relatório de reflexão crítica entregue no final da ação. Os produtos estão relacionados com a criação de cenários de aprendizagem, que impliquem o trabalho multinível, num determinado tema/conteúdo ou no desenvolvimento de capacidades matemáticas.

Avaliação

- A avaliação dos formandos será baseada, de acordo com o Estatuto da Carreira Docente, numa escala de 1 a 10 valores, mediante o seu desempenho nas sessões presenciais conjuntas e na avaliação individual dos trabalhos produzidos. - A avaliação final da ação será feita mediante o preenchimento de um inquérito pelos formandos, elaborado pelo Centro de Formação para a Avaliação Final da Ação e análise dos mesmos juntamente com alguns itens referidos no relatório do formador.

Bibliografia

Santos, L. (s.d.). Diferenciação pedagógica: um desafio a enfrentar. Universidade de Lisboa: Instituto de Educação. Recuperado em 24 julho, 2012, de http://area.fc.ul.pt/pt/artigos%20publicados%20nacionais/Diferenciacao%20Pedagogica%2 Maia, V. (2021). A diferenciação pedagógica como promotora da participação em sala de aula de todos os alunos. In S. Freire (Coord.). Inclusão como participação social: diferentes perspetivas em análise. (Coleção Educação XXI). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa Maia, V. O., & Freire, S. (2020). A diferenciação pedagógica no contexto da educação inclusiva. Revista Exitus, 10(1), e020003. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1147 Tomlinson, C. (2014). The differentiated classroom: Responding to the needs of all learners. ASCD Publication.

Formador

Maria José Teixeira do Nascimento

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-06-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 04-07-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 06-07-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
4 11-07-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 13-07-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 27-06-2023
Fim: 13-07-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-118460/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: AEJM e ZOOM