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SMAL 2023 - Conferência de encerramento - Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias turma ACD23set_3

Apresentação

(14h às 17h) A Conferência Geral da UNESCO declarou o dia 8 de setembro o Dia Internacional da Alfabetização, durante a sua 14ª sessão realizada em 26 de outubro de 1966, a fim de lembrar à comunidade internacional a importância da alfabetização para os indivíduos, comunidades e sociedades, bem como a necessidade de intensificar esforços para alcançá-lo. A alfabetização é uma componente chave para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no âmbito da Agenda 2030. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pelos líderes mundiais em Setembro de 2015, promovem o acesso universal a uma educação de qualidade e a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida. Especificamente, um dos objetivos do Objetivo 4 visa garantir que todos os jovens aprendam a ler e a escrever e tenham competências básicas de numeracia, e que os adultos que não possuem estes conhecimentos tenham a oportunidade de os adquirir. Face ao contexto de imprevisibilidade e mudança que vivenciamos, é cada vez mais importante promovermos a reflexão sobre a importância da alfabetização, das literacias e da educação permanente e ao logo de toda a vida e o seu contributo no desenvolvimento humano e no bem comum.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Promover a reflexão sobre a importância da alfabetização, das literacias e da educação permanente e ao longo de toda a vida no contexto de imprevisibilidade e de mudança que vivenciamos. - Problematizar a importância da Aprendizagem ao Longo da Vida, como vetor determinante na capacitação e desenvolvimento humano, económico e social das pessoas e dos territórios.

Conteúdos

Moderador: José Daniel Afonso, Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Diálogo intercultural - Américo Peres – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro A educação e as literacias no desenvolvimento humano das comunidades - Cristiana Madureira - Instituto Politécnico de Leiria Educação de adultos: uma obrigação ou um passatempo? - Alicia Gonzalez – Universidade de Vigo A importância da educação ao longo da vida – Fátima Torre – Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo

Metodologias

As ações de curta duração (segundo o Decreto-Lei n.º 22/14, de 11 de fevereiro, que reformulou o Regime Jurídico da Formação Contínua (RJFC), a modalidade ações de curta duração passa a ser reconhecida e certificada nos termos do Despacho nº 5741/2015 de 29 de maio, retificado pela Declaração de Retificação nº 470/2015 de 11 de junho). Caracterização: Nos termos dos art.º 3.º e 5.º do Despacho n.º 5741/2015 de 29 de maio, as ACD - reúnem cumulativamente as seguintes características: a) têm a forma de conferências de cariz científico e pedagógico; b) têm uma duração mínima de 3 horas e máxima de 6; c) apresentam uma relação direta com o exercício profissional dos docentes, uma vez que se focam nas didáticas específicas de Matemática, Português e Ciências Experimentais; d) apresentam rigor e qualidade científica e pedagógica, uma vez que são promovidas e dinamizadas conjuntamente pela Estrutura de Missão e pelos CFAE em parceria com instituições de ensino superior; e) são asseguradas por formadores, no mínimo, detentores do grau de Mestre.

Avaliação

Frequência da Sessão

Modelo

Frequência da Sessão

Anexo(s)

Cartaz

Formador

Maria de Fátima Rodrigues da Torre

Cristiana de Sousa Pizarro Bravo Madureira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-09-2023 (Sexta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 29-09-2023
Fim: 29-09-2023
Acreditação: ACD23set_3
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Auditório Escola Secundária Dr. Júlio Martins