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Des(Construir) Cidadania: Trilhando o caminho da Educação Participativa turma ACD23set_2

Apresentação

A cidadania é um pilar fundamental na formação de indivíduos conscientes, responsáveis e ativos na nossa sociedade. Ela vai além da mera compreensão de direitos e deveres; é a expressão concreta do nosso compromisso com o bem-estar coletivo, a justiça social e a construção de um mundo mais igualitário. No contexto escolar, a cidadania desempenha um papel crucial. É na sala de aula que os nossos jovens têm a oportunidade de aprender os valores, princípios e habilidades necessários para se tornarem cidadãos informados e participativos. Através da educação, podemos capacitar os nossos alunos a compreenderem a complexidade das questões sociais, políticas e éticas que enfrentamos e, mais importante ainda, a se envolver de maneira construtiva na busca das soluções. É com este objetivo em mente que pretendemos realizar esta reunião, reconhecendo a importância da cidadania como um elemento central do nosso projeto educativo. Esta reunião/formação tem como principal propósito apresentar os documentos estruturantes e a estratégia de nosso agrupamento escolar relacionados com promoção da cidadania. Queremos partilhar conhecimento, inspirar a colaboração entre disciplinas e fornecer ferramentas práticas para que todos os titulares de turma, diretores de turma e educadores no nosso agrupamento possam fortalecer as aprendizagens na cidadania. Neste contexto, esta ACD pretende contribuir para que os educadores e professores se apropriem dos documentos relacionados o ENEC no currículo, e especificamente a EECA aplicando metodologias ativas, com recurso ao digital, construindo espaços de partilha de trabalho colaborativo para a articulação entre professores dos diferentes ciclos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Explorar Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania; - Refletir sobre a pertinência dos projetos de cidadania no currículo; - Conhecer a estratégia de agrupamento; -Explorar sítios/plataformas com recursos e materiais ligados à Educação Para a Cidadania; - Proporcionar experiências positivas; - Articular os diversos contributos existentes na comunidade educativa; - Promover o trabalho colaborativo interdisciplinaridade e a inovação pedagógica com o digital; - Desafiar os professores a elaborar um projeto de turma; - Partilhar os projetos realizados - Divulgar as boas práticas; - Explorar a importância da interdisciplinaridade na promoção da cidadania; - Desafios e oportunidades na implementação da interdisciplinaridade.

Conteúdos

- Quadro normativo de Referência; - Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; - Estratégia de Educação para Cidadania do Agrupamento como potencializadora de um Projeto Anual de Atividades de um PAA identitário; - Documentos curriculares e instrumentos de autonomia dos EA/ENA - Domínios/Temas a abordar em Cidadania integrados no currículo; - Diferentes ferramentas, atividades e recursos pedagógicos disponíveis; - Alguns contributos e sugestões de implementação da Estratégia de Cidadania; - Trabalho Projeto.

Metodologias

1. Enquadramento Teórico e Normativo 1.1. Quadro Conceitual de Referência: Decreto-Lei nº55/2018, de 6 de julho (ponto 2 do artigo 15.º) - Responsabilidade da escola/agrupamento na aprovação da estratégia de educação para a cidadania. - Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). - Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania vs Estratégia de Educação para Cidadania do Agrupamento (EECA). - Perfil dos Alunos à Saída Escolaridade Obrigatória (PASEO). - Estratégia de Educação para Cidadania do Agrupamento como potencializadora de um Projeto Anual de Atividades (PAA) identitário. 1.2. Apresentação de Diferentes Ferramentas, Atividades e Recursos Pedagógicos Disponíveis. 1.3. Partilha de Contributos e Sugestões para a Implementação da Estratégia de Cidadania. Metodologia: 1. Exploração de Documentos e Normativos: - Documentos estruturantes do agrupamento. - Organização da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. - Apresentação das diferentes ferramentas utilizadas no agrupamento. 2. Proposta de Trabalho de Projeto: - Partilha de projetos desenvolvidos no Agrupamento. - Micro Oficina para trabalho colaborativo. 3. Apresentação dos Projetos de Turma no Mural Digital (Padlet)

Avaliação

Frequência da ACD

Modelo

Frequência da ACD

Anexo(s)

Observações

AEJM

Formador

Maria de Lurdes Fonseca da Silva

Fernanda Maria Pereira Pires Gonçalves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-09-2023 (Quarta-feira) 18:40 - 20:40 2:00 Online síncrona
Início: 20-09-2023
Fim: 20-09-2023
Acreditação: ACD23set_2
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Google Meet