Projetos eTwinning: planificar, desenvolver, avaliar turma AF21
Apresentação
O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e o documento Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, em articulação com as Aprendizagens Essenciais, vêm colocar novos desafios aos professores, no que concerne à implementação de metodologias ativas que visam a aprendizagem efetiva dos alunos. Neste sentido, os projetos eTwinning constituem uma alavanca fundamental, na medida em que permitem a integração e flexibilidade curricular, a abordagem interdisciplinar, a utilização contextualizada das TIC e a oportunidade de contactar com diversas aplicações digitais ao serviço de uma aprendizagem mais inclusiva e inovadora, o trabalho colaborativo, a autonomia, a responsabilidade, a criatividade, a metodologia de projeto, o desenvolvimento de conhecimentos, competências e valores, a multiculturalidade e a construção de uma cidadania europeia.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
- Discutir a escola que temos e a escola que queremos tendo em conta os normativos em vigor. - Analisar as vantagens e constrangimentos do trabalho colaborativo. - Refletir sobre as potencialidades pedagógicas do eTwinning em contexto educativo. - Explorar as principais funcionalidades da plataforma de Educação Escolar Europeia, em geral, e o Twinspace, em particular. - Potenciar o trabalho colaborativo e interdisciplinar no planeamento, implementação e avaliação de projetos. - Explorar plataformas e ferramentas digitais para o ensino, aprendizagem, avaliação e disseminação de projetos eTwinning. - Criar recursos e atividades de aprendizagem inovadores e criativos. - Desenvolver práticas indutoras de metodologias ativas em ambientes educativos digitais. - Fomentar a participação e colaboração de professores e alunos com outras escolas nacionais e europeias. - Promover a partilha de saberes e de experiências pedagógicas.
Conteúdos
Módulo 1: O eTwinning na escola do século XXI (3 h síncronas + 3 h assíncronas) - Apresentação do curso de formação. - Da escola real à escola ideal à luz dos normativos em vigor. - Desafios/ obstáculos e soluções à implementação de metodologias de aprendizagem ativa. - Trabalho colaborativo: vantagens e constrangimentos. - Potencialidades pedagógicas do eTwinning. Módulo 2: Da plataforma de Educação Escolar Europeia ao Twinspace (3 h síncronas + 3 h assíncronas) - Registo na plataforma ESEP. - Principais funcionalidades. - Criação de um grupo de contactos. - O espaço de desenvolvimento do projeto no Twinspace. - Partilha, análise e reflexão de projetos eTwinning. - Cheklist: critérios de avaliação de um projeto eTwinning. Módulo 3: Planificação colaborativa de um projeto eTwinning (3 h síncronas + 4 h assíncronas) - Modelo de planificação. - 8 passos para estabelecer um projeto. - Registo do projeto com um co-fundador. - Exploração de plataformas/ ferramentas digitais para o trabalho colaborativo. Módulo 4: Implementação de um projeto eTwinning (9 h síncronas + 9 h assíncronas) - Adicionar professores e alunos ao projeto. - Calendarização das atividades a desenvolver. - Estruturação, organização, gestão e dinamização de um projeto no Twinspace. - Proteção de dados e e-safety - Exploração de plataformas/ ferramentas digitais para o ensino e aprendizagem. - Criação de recursos e atividades de aprendizagem, integrando plataformas/ ferramentas digitais. Módulo 5: Avaliação e disseminação de um projeto eTwinning (3 h síncronas + 3 h assíncronas) - Exploração de aplicativos digitais para avaliar e disseminar um projeto. - Elaboração de recursos e atividades avaliativas. - Selo Nacional de Qualidade. - Selo Europeu de Qualidade. - Selo de Escola eTwinning. Módulo 6: Trabalho final e avaliação (4 h síncronas + 3 h assíncronas) - Apresentação do trabalho final. - Reflexão crítica. - Avaliação do curso de formação e dos formandos.
Metodologias
O curso terá como suporte a plataforma Moodle onde serão disponibilizados os recursos e atividades de aprendizagem e um mural digital para potenciar a participação ativa dos formandos e poderem experienciar diferentes ambientes de aprendizagem. As sessões online síncronas decorrerão na plataforma Zoom. Na primeira sessão, serão apresentados os objetivos da ação, os conteúdos, as metodologias, a calendarização, as orientações para a criação de um portfólio digital, um guião para o relatório de reflexão crítica e trabalho final, os critérios de avaliação. Ao longo das sessões, centradas na metodologia de aprendizagem por execução de tarefas, fomentar-se-á o trabalho individual, a pares e em grupo. Na abordagem das plataformas/ ferramentas digitais, o formador iniciará com um momento expositivo/ demonstrativo, em interação com os formandos. Seguidamente, os formandos passarão à sua exploração. As atividades serão realizadas, na lógica do trabalho colaborativo, privilegiando-se atividades integradoras, de cariz predominantemente prático, perspectivando-se novos rumos e metodologias que se traduzam em práticas inovadoras e criativas.
Avaliação
A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, numa tabela de 1 a 10, conforme o Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.
Modelo
Será tido em consideração o trabalho desenvolvido pelos formandos de acordo com os seguintes critérios e respetivos valores percentuais: – participação e realização dos trabalhos propostos ao longo da formação – 50% – elaboração de um trabalho final (proposta de atividades de aprendizagem ativa) – 30% – apresentação de uma reflexão crítica sobre a ação (individual) – 20%
Bibliografia
Benevides, M. (2019). A formação do professor em comunidades de aprendizagem online: um estudo de caso sobe os grupos eTwinning (Tese de mestrado). Universidade de Lisboa Carvalho, A. A. A. (Org.). (2020). Aplicações para Dispositivos Móveis e Estratégias Inovadoras na Educação. Ministério da Educação/ DGE Costa, H. (2014). Inovação pedagógica: a tecnologia ao serviço da educação. Chiado Editora Rodrigues, A. L. (2019). Aprendizagem ativa – Como inovar na sala de aula. Lisbon International Press Silva, M. P. C. (2012). O projeto eTwining LOA: uma abordagem intercultural para a integração pedagógica das TIC no ensino das línguas (Tese de doutoramento). Universidade Católica Portuguesa, Viseu
Anexo(s)
Formador
José António Flambó Afonso Batista
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-10-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 13-10-2023 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
3 | 17-10-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 20-10-2023 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
5 | 24-10-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 27-10-2023 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
7 | 31-10-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 01-11-2023 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
9 | 02-11-2023 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
10 | 07-11-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
11 | 09-11-2023 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
12 | 10-11-2023 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
13 | 14-11-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
14 | 17-11-2023 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
15 | 20-11-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 22:30 | 4:00 | Online assíncrona |
16 | 21-11-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 22:30 | 4:00 | Online síncrona |