Programa mais contigo - promoção da saúde mental e prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar turma ACD23out_2
Apresentação
A promoção da saúde mental e a prevenção dos comportamentos suicidários é sublinhada nas principais estratégias e planos de ação de saúde mental, tanto a nível internacional como em Portugal (DGS, 2013, 2015). O contexto escolar assume-se como um contexto privilegiado para a implementação de ações e programas de promoção da saúde mental e de prevenção dos comportamentos suicidários, envolvendo toda a comunidade educativa (Brás, 2013, Granello & Granello, 2007; Katz et. al., 2013; Santos et. al., 2021). Paralelamente, é reconhecida que a ideação suicida e os comportamentos suicidários são comuns em idade escolar e associam-se com frequência a perturbações psicológicas passíveis de serem identificadas nas escolas por qualquer elemento da comunidade educativa, e em particular pelos professores (Granello & Granello, 2007; Miller, 2011; Shaffer & Kipp, 2014). Neste sentido, as diretrizes internacionais e nacionais defendem a implementação de programas que comtemplem ações formativas que visem o combate ao estigma acerca da doença mental e comportamentos suicidários, aumentar o conhecimento sobre fatores de risco e sinais de alarme associados ao suicídio, permitindo a identificação precoce de adolescentes em risco e a referenciação para a ajuda especializada (Brás & Santos, 2014; Pompili et. al., 2011). Assim, a prevenção de comportamentos suicidários é assumida como uma prioridade no Agrupamento de Escolas de Valpaços, querendo este Agrupamento ser promotor e impulsionador da Saúde Mental e Bem-estar da sua comunidade.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Combater o estigma em saúde mental; - Esclarecer sobre os comportamentos suicidários na adolescência; - Contribuir para a identificação precoce de adolescentes em risco e sua referenciação para os cuidados de saúde; - Refletir sobre o papel da escola na promoção da saúde mental e prevenção dos comportamentos suicidários; - Apresentar o Programa Mais Contigo: aspetos metodológicos.
Conteúdos
- Adolescência; - Depressão; - Comportamentos suicidários na adolescência; - Programa Mais Contigo
Metodologias
Tipologia: Ação de curta duração Caraterização: Componente teórica com base na seguinte estratégia: Metodologia expositiva e ativa, através das técnicas pedagógicas: brainstorming e discussão em grupo.
Avaliação
Participação na Sessão
Modelo
Registo da Frequência
Anexo(s)
Formador
Maria do Carmo Paiva Soqueiro
Ivo Manuel Borges Barreira
Vera Cristina Magalhães Pereira
Alexandre Monteiro Alves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-10-2023 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Online síncrona |