Ensino da História no 9.º ano de escolaridade - partilhar o ensino, melhorar as aprendizagens turma T1
Apresentação
Este curso visa promover o ensino da História, através da partilha de atividades de concretização do currículo que contribuam para a difusão de estratégias e metodologias favoráveis a aprendizagens significativas e ao desenvolvimento de competências que apoiem os alunos na sua formação pessoal e social. Como o recurso às novas tecnologias está muito presente nas atividades letivas, serão realizadas pesquisas que permitam aos docentes partilhar recursos de qualidade que contribuam para melhorar a relação pedagógica entre os professores e as turmas que lecionam. Sensibilizar-se-ão, também, os professores de diferentes escolas para um trabalho que motive para a preservação e estudo do património cultural local, com base em atividades e projetos multidisciplinares, numa articulação entre a escola e o meio. Em conjunto, serão estabelecidos/construídos critérios e instrumentos de avaliação para a disciplina de História no 9.º ano de escolaridade que evidenciem a qualidade das aprendizagens e contribuam para a formação integral dos alunos e uma vivência cultural informada. Considerando as orientações do PASEO e a recente incorporação das aprendizagens essenciais nos manuais do 9.º ano de escolaridade, importa que os professores dos grupos 200 e 400 se apropriem dos conhecimentos, capacidades e recursos para a concretização de aulas que desenvolvam situações de aprendizagem sugeridas nos programas, facilitem a construção de saberes, a aquisição de competências significativas e o desenvolvimento de valores de cidadania e participação, sensibilidade estética e artística, nos jovens estudantes, permitindo-lhes a pensar criticamente, ser mais criativos e reflexivos sobre as suas aprendizagens.
Destinatários
Professores do Grupo 400
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 400. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 400.
Objetivos
- Analisar/refletir sobre os conteúdos programáticos e aprendizagens essenciais da disciplina de História do 9º ano de escolaridade, contextualizando com a História local. - Conhecer ferramentas digitais facilitadoras de práticas de avaliação para as aprendizagens. - Adquirir competências no domínio da pesquisa e criação de recursos que possibilitem uma maior compreensão do conhecimento histórico. - Planificar/definir estratégias para melhoria do ensino/aprendizagem da História. - Criar instrumentos de avaliação (diagnóstica, formativa e sumativa) que permitam avaliar a educação histórica com inovação. - Adquirir competências no domínio da criação de registos diversificados de avaliação. - Promover visitas de estudo enquadradas no projeto educativo e/ou plano de trabalho da turma. - Promover nas aulas atitudes de cidadania ativa: respeito mútuo, responsabilidade, solidariedade, iniciativa e desenvolvimento sustentável. - Contribuir para a mudança de práticas ensino, aprendizagem e de avaliação.
Conteúdos
1. Apresentação do grupo de trabalho, procedimentos organizativos, abordagem aos conteúdos/temas da ação e processo de avaliação - 2 horas 2. Educação histórica - 4 horas 2.1 Conceitos de História, Memória, Identidade e Património. 2.2 A construção do saber partindo da análise de fontes e património histórico. 2.3 O papel da História na formação dos jovens nos tempos de hoje. 3. Metodologias de ensino da História - 10 horas 3.1 Estratégicas de ensino orientadas para cumprir o definido no documento «Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória» 3.2 As aprendizagens essenciais e competências específicas na disciplina de História 9.º ano. 3.3 Planificação de atividades letivas do 9º ano de escolaridade. 3.4 Critérios de avaliação das e para as aprendizagens nas aulas de História do 9.º ano de escolaridade. 4. Visitas de estudo ao património local na disciplina de História - 6 horas 4.1 Análise da legislação geral; 4.2 A valorização do património artístico e cultural como ato de cidadania; 4.3 Conceção de uma tarefa, partindo da aprendizagem aceleração das transformações operadas nos comportamentos, na cultura, nas ciências, nas artes e na literatura; que articule ensino da História no 9º ano, avaliação formativa e ferramentas digitais. 4.4 Participação em visita de estudo guiada ao Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, com apresentação do guião informativo/didático desenvolvido. 5. Apresentação dos trabalhos realizados e reflexão sobre mudanças nas práticas de ensino e avaliação - 3 horas
Metodologias
A ação foi programada com recurso a uma multiplicidade metodológica para a consecução dos objetivos a que se destina, com momentos de caráter expositivo no início de cada sessão recorrendo a ferramentas digitais, momentos de reflexão participada, momentos de consulta de bibliografia/webgrafia específica, momentos de exploração de documentos, momentos de trabalho prático com elaboração de materiais pedagógicos em formato digital, a visita guiada em grupo e a momentos de apresentação e reflexão crítica.
Avaliação
A classificação de cada formando processa-se de acordo com o estabelecido no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, cumprindo, ainda, todos os dispositivos legais da formação contínua. Assim, a avaliação final dos formandos será expressa numa escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 Insuficiente; 5 a 6,4 Regular; 6,5 a 7,9 Bom; 8 a 8,9 Muito Bom; 9 a 10 Excelente, considerando: a)- Participação e trabalho nas sessões e atividades propostas. b)-Tarefas desenvolvidas durante a formação: planos para aulas de História do 9º ano de escolaridade e instrumentos de avaliação para uso em aulas de História do 9º ano de escolaridade. c)- Guião informativo/didático para a visita de estudo a museu local.
Bibliografia
Programa de História do Ensino Básico - 3.º Ciclo. Ministério da Educação. Aprendizagens essenciais de História 9º ano. (2018). Ministério da Educação. Perfil dos alunos a saída da escolaridade obrigatória (PASEO). (2017). Ministério da Educação. Ensino de qualidade na disciplina de História no século XXI. Princípios e linhas orientadoras. (2018). Conselho da Europa.Novos manuais de História, 9º ano de escolaridade. (2023).
Anexo(s)
Formador
José António de Melo Paiva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 26-09-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
2 | 12-10-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 12-10-2024 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 26-10-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 26-10-2024 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 09-11-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
7 | 09-11-2024 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 28-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |