A importância da escola na promoção da saúde mental e prevenção de comportamentos suicidários: programa + contigo turma ACD18out_1
Apresentação
A escola é um dos mais importantes contextos comunitários para a promoção a saúde mental dos jovens (WHO, 2001) e, em Portugal a promoção de saúde mental nas escolas tem sido, nos últimos anos, uma prioridade. Entendemos por promoção de saúde mental nas escolas as intervenções psicossociais e serviços organizados especificamente para o apoio e desenvolvimento de novas aprendizagens/ desafios para estudantes ao nível social, emocional e educacional, identificando e atuando nas necessidades específicas dos estudantes (Franklin et al., 2012). Os programas que promovem a saúde mental, através da promoção de fatores protetores podem mediar o comportamento suicida, como as redes familiares e sociais funcionais e os programas que aumentam a literacia, promovendo maior conhecimento e maior celeridade na procura de ajuda, também poderem prevenir os comportamentos suicidários. A ideação suicida e os comportamentos suicidas são comuns em idade escolar e associam-se com frequência a perturbações psicológicas passíveis de serem identificadas nas escolas (Miller, 2011; Shaffer & Gould, 2000). A adolescência é considerada uma etapa do desenvolvimento que ocorre desde a puberdade até à idade adulta, cronologicamente abrange os indivíduos que se encontram entre os dez e os 20 anos de idade (WHO, 2011). De facto, é uma fase intensa e marcada por profundas alterações, conflitos e desafios, instabilidade emocional que poderá ser vivenciada como um período de crise com repercussões na saúde mental dos adolescentes, tornando-os vulneráveis à adoção de comportamentos agressivos, impulsivos ou mesmo suicidas (Borges & Werlang, 2006). Baggio, Palazzo e Aerts (2009) destacam que o comportamento suicida ocorre, muitas vezes, como reflexo de conflitos internos, sentimentos de depressão e ansiedade que acompanham a profunda reorganização física, psíquica e social que ocorre na adolescência. Assim, a prevenção destes comportamentos é assumida como uma prioridade para o nosso contexto escolar e para com os nossos alunos, tendo sempre como principal objetivo a promoção da saúde mental e o bem-estar da comunidade.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Combater o estigma em saúde mental; - Esclarecer sobre os comportamentos suicidários na adolescência; - Contribuir para a identificação precoce de adolescentes em risco e sua referenciação para os cuidados de saúde; - Refletir sobre o papel da escola na promoção da saúde mental e prevenção dos comportamentos suicidários; - Apresentar o Programa Mais Contigo: aspetos metodológicos.
Conteúdos
- Adolescência; - Depressão; - Comportamentos suicidários na adolescência; - Programa Mais Contigo
Metodologias
Tipologia: Ação de curta duração Caraterização: Componente teórica com base na seguinte estratégia: Metodologia expositiva e ativa, através das técnicas pedagógicas: brainstorming e discussão em grupo.
Avaliação
Frequência
Anexo(s)
Formador
Jorge Daniel Neto Façanha
Ivo Manuel Borges Barreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-10-2023 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |