Ensinar é fazer com que todos aprendam. Como? turma ACD23set_4
Apresentação
A educação inclusiva é ainda uma utopia a fazer-se, a aprofundar, a melhorar. A EMAEI do agrupamento verificou a necessidade de promover uma reflexão sobre as práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula, para melhorar o desempenho dos docentes do agrupamento.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.
Objetivos
Objetivos: - sensibilizar os docentes para uma educação mais inclusiva; - esclarecer o conceito de educação inclusiva e distingui-lo de aproximações e mitos; - mostrar como ensinar, por exemplo, crianças com dislexia; - mostrar a importância da avaliação formativa em e, em particular, para crianças com necessidades de aprendizagem específicas, como a dislexia; - refletir sobre a auto e heteroavaliação; - refletir sobre a classificação final a atribuir ao longo dos períodos letivos.
Conteúdos
Conteúdos da ação: - o que é uma educação inclusiva? Mitos e realidades; - as desigualdades e as diferenças na escola; - o fundamento ético da educação inclusiva; - como ensinar alunos com dislexia; - como proceder no programa Inovar, para o registo de medidas e futura monitorização; - como avaliar sem excluir; - como avaliar alunos com dislexia; - o papel do professor de Educação Especial; - como classificar; - educação inclusiva como uma (boa) utopia.
Anexo(s)
Formador
António Miguel Ralha Portugal
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-09-2023 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |