Primeiros socorros, Suporte Básico de vida e desobstrução da via aérea. turma T2

Apresentação

Em função do plano de atividades: Esta formação, no âmbito da Promoção da Saúde Escolar, enquadra-se no Plano deFormação e de Atividades do CFAE, decorrente das solicitações dos Agrupamentos de Escolas [AE] associados. Sendo a escolaum local plural no que se refere a pessoas e a atividades, é condição essencial que os Auxiliares de Educação- AssistentesOperacionais estejam munidos de conhecimentos que lhes permitam atuar em casos de emergência.Em função dos destinatários: considerando que os Assistentes Operacionais desempenham funções de vigilância e apoiopelos vários espaços da Escola, sendo frequentemente solicitados a prestar intervenções pontuais, assume-se a Formação emprimeiros socorros e Suporte Básico de Vida [SBV] uma necessidade premente para se poder salvar vidas, com uma atuaçãoeficaz e tão rápida quanto possível.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

compreender o conceito de cadeia de sobrevivência, e conhecer os seus elos;• identificar os riscos potenciais,quer para as vítimas, quer para o reanimador; • compreender o conceito de SBV;• descrever os procedimentos corretos para executarmanobras de SBV; • saber como e quando iniciar e parar a manobra de SBV;• saber como e quando colocar uma vítima em Posiçãolateral de segurança; • identificar as situações de obstrução da vida área, por corpo estranho, e realizar manobras de desobstrução.

Conteúdos

1- Apresentação do formador e dos formandos, objetivos da formação, critérios de avaliação e das razões que justificam a dinamização desta formação em qualquer escola – 30"; Sistema Integrado de Emergência Médica. 2- Listar e descrever as fases e os intervenientes do Sistema Integrado de Emergência Médica e descrever os constituintes da Cadeia de Sobrevivência. 3- Saber efetuar corretamente uma chamada de emergência para o 112.Tempo: 30" Principios Gerais do Socorrismo e Plano de Ação do Socorrista. 4-Saber reconhecer e distinguir claramente socorro primário de socorro secundário, reconhecer a importância e as fases principais do exame geral da vítima, descrever os princípios gerais do socorrismo, com recurso a exemplos práticos. 5- Reconhecer a importância de uma correta atitude preventiva no dia a dia. Tempo: 30", Suporte Básico de Vida 6- Compreender o conceito de Suporte Básico de Vida, Identificar e realizar claramente a sequência de procedimentos do SBV. 7- Aprender a colocar uma vítima em Posição Lateral de Segurança 8- Identificar os problemas associados ao SBV. Tempo: 60" Asfixia: Algirítmo de Desosbtrução da Via Aérea, reconhecer as situações de obstrução total e parcial da via aérea. 9- Conhecer as causas e tipos de obstrução da via aérea, compreender a sequência de atuação perante uma obstrução da via aérea Tempo: 30" Hemorragias, Feridas e Queimaduras 10- Listar e descrever o tipo de hemorragias e consequente primeiro socorro, saber realizar corretamente uma limpeza, desinfeção e cobertura de ferida 11- Listar e descrever as principais causas de queimaduras e consequente primeiro socorro. “Como fazer SBV” e “Obstrução da via aérea” ‘, análise e reflexão conjunta– 30". 3,5h- Pratica de manobras de SBV em manequim, Posição lateral de segurança e da desobstrução da via área com recurso a colete de prática da Manobra de Heimlichque.

Metodologias

Considerando que os Assistentes Operacionais desempenham funções de vigilância e apoiopelos vários espaços da Escola, sendo frequentemente solicitados a prestar intervenções pontuais, assume-se a Formação emprimeiros socorros e Suporte Básico de Vida [SBV] uma necessidade premente para se poder salvar vidas, com uma atuaçãoeficaz e tão rápida quanto possível.

Avaliação

Avaliação quantitativa, Ponderação participação: 10 Ponderação assiduidade: 10 Ponderação testes/trabalhos escritos: 80

Modelo

Avaliação quantitativa,

Bibliografia

Manual do suporte Básico de Vida- INEM, 2017 Manual de primeiros socorros: situações de urgência nasescolas, jardins de infância e campos de fériasISBN 978-972-742-330-9

Anexo(s)

Formador

Ivo Manuel Borges Barreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-04-2024 (Sexta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
2 05-04-2024 (Sexta-feira) 13:30 - 17:00 3:30 Presencial
Início: 05-04-2024
Fim: 05-04-2024
Acreditação: DGAE/1156/2024
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 7 h
Local: Agrupamento de Escolas de Valpaços