Modo de Intervenção na Doença Súbita turma T1
Apresentação
Os alunos, professores e funcionários das escolas associadas ao CFAE do Alto Tâmega e Barroso desenvolvem a sua atividade num ambiente seguro, mas não estão isentos de pequenos acidentes ou doença súbita que necessitam de uma intervenção rápida a nível de primeiros socorros. Algumas destas situações podem mesmo ocorrer em contexto de sala de aula. Verifica-se, portanto, a necessidade de os professores conhecerem gestos básicos de auxílio a realizar perante uma situação de emergência. Assim, pretende-se, com esta ação de formação, dotar os docentes de conhecimentos e competências no âmbito dos primeiros cuidados em contexto escolar.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Reconhecer a importância da prevenção de acidentes; - Avaliar e agir nos diferentes cenários possíveis e mais comuns da escola; - Conhecer os procedimentos básicos a adotar nos casos de urgência mais frequentes; - Identificar o material básico utilizado na prestação de primeiros socorros; - Ser capaz de responder eficazmente a uma situação emergente de paragem cardiorrespiratória, através da utilização de técnicas de permeabilização das vias aéreas e de reanimação cardio-pulmonar (noções básicas de primeiros socorros e conhecimento de suporte básico de vida no adulto e na criança); - Ser capaz de responder eficazmente a uma situação de doença súbita (hemorragia, intoxicação, engasgamento, etc) permitindo a estabilidade da vítima até chegarem ao local os meios e os profissionais especializados.
Conteúdos
a) Sistema Integrado de Emergência Médica: saber como proceder em caso de emergência (quem contactar, quem informar) b) Exame Geral da Vítima - Exame primário - Exame secundário c) Suporte Básico da Vida: garantir a irrigação sanguínea de tecidos de forma segura a uma vítima em paragem cardíaca (enquanto não chegam meios e profissionais especializados) - Abordagem da Via Aérea - Reanimação no adulto - Reanimação na criança - Casos Especiais - Posição Lateral de Segurança - Exercícios de simulação d) Asfixia e obstrução da via aérea: saber identificar uma asfixia e atuar de forma correta - Causas comuns - Como atuar e) Hemorragias: saber identificar e classificar uma hemorragia, estabilizar a vítima para se proceder ao transporte para meio hospitalar (se necessário) - Conceito - Classificação - Sintomatologia - Como atuar f) Feridas e Queimaduras: saber identificar tipos de feridas e queimaduras - Conceito - Tipos de Feridas - Graus de queimaduras - Como atuar g) Intoxicações: saber como proceder de forma correta e a quem comunicar - Conceito - Centro de Informação Antivenenos - Como atuar h) Lesões musculoesqueléticas: saber identificar o tecido afetado e atuar de forma correcta para cada situação - Lesões articulares e musculares - Sintomatologia - Como atuar i) Alterações do conhecimento: saber atuar em caso de vítima inconsciente - Conceitos - Causas possíveis/Sintomas (convulsões, choque elétrico, alcoolismo agudo, etc...) - Avaliação de glicemia capilar - Como atuar
Metodologias
A formação recorrerá a metodologias expositivas, interrogativas e ativas. Pretende-se iniciar a exposição de conteúdos com um levantamento dos conhecimentos prévios dos formandos, de forma a valorizar as competências já adquiridos em contexto real, através da aplicação de um teste (pré-formação). Sempre que possível, serão privilegiadas metodologias ativas na abordagem aos conteúdos da ação, nomeadamente através de discussão de situações, brainstorming, sessões práticas com simulações de situações reais; visualização de vídeos, entre outros. A componente expositiva recorrerá a suporte informático e a componente prática recorrerá a materiais de apoio, tais como torsos, aparelho de medição de glicemis, material de enfermagem, etc ).
Avaliação
A avaliação da atividade desenvolvida nesta ação por cada formando é realizada de modo continuado pelo formador e tem como referência os objetivos e finalidades da ação. Avaliação quantitativa baseada na Avaliação Contínua, numa escala de 1 a 10; A avaliação/classificação de cada formando considera-se a participação/prática e a realização de teste escrito (Pós-Formação) para avaliação de conhecimentos adquiridos ao longo da ação.
Bibliografia
- American Heart association Guidelines for CPR and ECC guidelines (2015)- https://eccguidelines.heart.org/circulation/cpr-ecc-guidelines - Haskell SE, Atkins DL.Pediatric Out-of-Hospital Cardiac Arrest: Pushing for Progress in Public Response. JAMA Pediatr. 2017 Feb 1; 171(2):113-115. doi: 10.1001/jamapediatrics.2016.3694 - Ministério da Educação: Metas Curriculares de Ciências Naturais de 9.º ano - DGS Acidentes Domésticos. [Em Linha]. [Consult. 23 Mar. 2011]. Disponível na WWW: URL: http://www.dgs.pt
Anexo(s)
Formador
Maria do Carmo Paiva Soqueiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-05-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 20:30 | 4:00 | Presencial |
2 | 10-05-2024 (Sexta-feira) | 16:00 - 20:30 | 4:30 | Online assíncrona |
3 | 15-05-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 20:30 | 4:00 | Presencial |
4 | 17-05-2024 (Sexta-feira) | 16:00 - 20:30 | 4:30 | Online assíncrona |
5 | 20-05-2024 (Segunda-feira) | 16:00 - 20:30 | 4:30 | Online assíncrona |
6 | 22-05-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 20:30 | 4:00 | Presencial |