Acompanhamento das Equipas de Desenvolvimento Digital na implementação dos PADDE turma PADDE-23_24
Apresentação
A progressiva integração do digital em contexto educativo tem vindo a permitir inovar e, consequentemente, melhorar o processo de ensino e aprendizagem, com vista à aquisição das competências essenciais para o século XXI. Após a primeira fase de conceção, implementação e avaliação dos Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola [PADDE], os elementos das Equipas de Desenvolvimento Digital [EDD] dos AE/EnA, após a auscultação da comunidade educativa, definiram os seus PADDE que se encontram em implementação. Para que os PADDE constituam uma mais-valia no processo de transição digital das escolas, importa criar mecanismos que permitam às EDD definir estratégias e instrumentos eficazes para a sua implementação. Este curso de formação tem como propósito o acompanhamento das EDD na implementação, acompanhamento, monitorização e avaliação dos PADDE.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial.
Objetivos
Pretende-se apoiar as EDD no desenvolvimento de estratégias de implementação, monitorização e avaliação das ações inscritas nos PADDE, de forma a incrementar o efetivo uso do digital em contexto de ensino e aprendizagem, inovando e melhorando as praticas nos AE/AnE, com vista à melhoria dos resultados dos alunos. Na formação pretende-se que as EDD, com o apoio do Embaixador Digital [ED], desenvolvam estratégias de implementação, monitorização e avaliação dos PADDE, num processo de mentorias entre escolas, potencializador de mudança organizacional e pedagógica. São objetivos específicos do curso: - refletir sobre processos organizativos, pedagógicos e tecnológicos que promovam a qualidade do processo educativo; - conceber estratégias para a implementação, monitorização e avaliação dos PADDE.
Conteúdos
Os conteúdos da ação surgem da necessidade de capacitar as EDD para que implementem e monitorizem as ações inscritas nos PADDE, com vista à sua operacionalização. Surgem, ainda, da importância de a Embaixadora Digital acompanhar este processo, apoiando os elementos das EDD na conceção, implementação e avaliação dos PADDE: - Contextualização do Plano de Ação para a Transição Digital - Os PADDE na melhoria do trabalho educativo das escolas; - Exploração do Roteiro de Apoio à Monitorização e Acompanhamento dos PADDE - SELFIE PTK - Assistente de apoio à inovação pedagógica através da utilização de ferramentas certificadas; - Processos de acompanhamento e monitorização da implementação dos PADDE; - Processo de mentorias entre escolas como forma de reflexão conjunta e interajuda na implementação das ações do PADDE; - Estratégias de comunicação do PADDE e das ações implementadas; - Diagnóstico, monitorização e avaliação das ações dos PADDE.
Metodologias
A formação assenta em sessões presenciais e em sessões assíncronas, de cariz teórico, prático e de debate plenário, englobando: - Apresentações teóricas e/ou de exemplos, acompanhadas de propostas de reflexão em grupos de trabalho; - Realização de trabalhos pelos formandos no âmbito da implementação, monitorização e avaliação dos PADDE - Apresentação, reflexão e debate dos documentos elaborados, atribuindo especial relevância ao Relatório de Execução para 2023/2024; - Avaliação do trabalho desenvolvido, por parte de formandos e de formadores.
Avaliação
A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: Os formandos serão classificados numa escala de 1 a 10 valores, considerando: Componente individual: Participação (30%). Grupo/Unidade Orgânica: Relatório de Execução do PADDE (70%)
Bibliografia
Amante, L. (2007). As TIC na escola e no jardim de infância: Motivos e fatores para a sua integração. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, 3, 51-64. Comissão Europeia (2020). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/sites/education/files/document-library-docs/deap-swd-sept2020_en.pdf Gomes, A. J. Osório, & L. Valente (Orgs.), Actas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2015: Meio Século de TIC na Educação, Half a Century of ICT in Education (pp. 280-294). Universidade do Minho: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação. http://repositorium.sdum.uminho.pt/ handle/1822/35238Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels.Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdfKampylis, P., Punie, Y. & Devine, J. (2015); Promoting Effective Digital-Age Learning - A European Framework for Digitally-Competent Educational Organisations. Disponível: http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC98209/jrc98209_r_digcomporg_final.pdf
Anexo(s)
Formador
Conceição Aleixo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-11-2023 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 29-11-2023 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 06-12-2023 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 20-03-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 19:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 29-05-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 19:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 20-06-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Presencial |
7 | 05-07-2024 (Sexta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
8 | 06-07-2024 (Sábado) | 10:00 - 12:00 | 2:00 | Presencial |