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Estatística - Materiais e recursos com o GeoGebra turma T1

Apresentação

O sistema de ensino está a passar por diversas transformações, principalmente no que se refere aos atos educativos de aprender e ensinar com recurso a novas tecnologias. O recurso tecnológico do software de matemática dinâmica GeoGebra, é um instrumento importante para a prática do professor, no sentido de redesenhar a forma como se ensina e de desenvolver estratégias que envolvam e predisponham os alunos para uma aprendizagem significativa. A utilização do GeoGebra permite abordar a geometria e outros conteúdos matemáticos, através da experimentação e da manipulação dinâmica de diferentes elementos, facilitando a realização de construções para deduzir resultados e propriedades a partir da observação direta. Este curso de Formação inscreve-se na necessidade capacitar os professores dos grupos 230 e 500 para a operacionalização das novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico e Ensino Secundário.

Destinatários

Professores dos Grupos 230, 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 500.

Objetivos

Neste curso de formação pretende-se que os formandos adquiram competências no sentido de desenvolver ações pedagógicas de sucesso, com recursos apelativos, inovadores, capazes de estimular a criatividade e motivar os alunos para a disciplina de matemática. Assim, os objetivos a atingir são: • Familiarizar o utilizador com a forma de trabalhar do GeoGebra; • Sensibilizar os professores para a importância do software de matemática dinâmica GeoGebra como estratégia promotora do envolvimento nas tarefas de sala de aula; • Incluir o Geogebra como software dinâmico facilitador da aprendizagem; • Adaptar a prática pedagógica às novas perspetivas metodológicas do ensino; • Resolução de problemas, exploração de tarefas e construção de recursos; • Promover a reflexão e partilha dos recursos abordados nesta formação.

Conteúdos

Sessão 1- (3horas) • Apresentação do curso de formação; • Enquadramento teórico sobre a importância de ensinar Matemática com recursos ao software de Geometria Dinâmica (Geogebra); • Criar uma conta no site oficial do GeoGebra (https://www.geogebra.org); • Instalar o software GeoGebra; Sessão 2 - (3horas) • Interface e Ferramentas do GeoGebra; • Estatística unidimensional • Tarefas propostas Sessão 3 - (3horas) • Parâmetros estatísticos • Tarefas propostas Sessão 4 - (3horas) • Distribuições de Probabilidade • Tarefas propostas Sessão 5 - (3horas) • Estatística bidimensional • Tarefas propostas Sessão 6 - (3horas) • Recursos de GeoGebra • Publicar um recurso • Tarefas propostas Sessão 7 - (3horas) • Nova atividade • Baixar uma atividade • Tarefas propostas Sessão 8 - (4horas) • Buscar um recurso • Classroom • Tarefas propostas

Metodologias

A ação privilegiará as metodologias de trabalho ativas a partir das quais se desenvolverá a resolução das tarefas propostas seguidas de análise e reflexão. As sessões serão essencialmente práticas, onde se proporá a resolução de tarefas com recurso à exploração do Geogebra. A utilização do software será uma forma de os próprios formandos adquirirem destreza e se predisporem à sua integração nas práticas profissionais.

Avaliação

De acordo com o RJFC – DL 22/2014, de 11 de fevereiro – e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho 4595/2015, de 6 de maio, a avaliação dos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, de acordo com as menções definidas no ponto 6, do mesmo diploma, e é atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: Resolução, em grupo e individual, das propostas de trabalho – 80% Reflexão escrita final individual – 20%

Bibliografia

Aprendizagens essenciais| articulação com o perfil dos alunos. Lisboa: Direção Geral da Educação.Mathias C. O software GeoGebra e alternativas para o ensino de matemática 1. ed. – Santa Maria, RS: UFSM, Pró-Reitoria de Extensão, 2022. e-bookSantos L., Souza L., Javaroni S., Possibilidades do GeoGebra nas aulas de Matemática da Educação Básica– 1.ed. – Bauru, SP: Canal 6, 2022. e-book.

Anexo(s)

Formador

Maria José Teixeira do Nascimento

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-06-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 24-06-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 27-06-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 01-07-2024 (Segunda-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
5 01-07-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 04-07-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 10-07-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
8 11-07-2024 (Quinta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial
Início: 21-06-2024
Fim: 11-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-126123/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Dr. Júlio Martins