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A Cerâmica em projetos de aprendizagem cooperativa turma F27-2

Apresentação

O curso «A Cerâmica em projetos de aprendizagem cooperativa» visa corresponder às solicitações dos docentes das escolas associadas ao CFAEATB, para aprofundarem os conhecimentos acerca da Cerâmica. Reconhece-se, assim, a oportunidade dessas solicitações, uma vez que, as técnicas de cerâmica são processos artísticos extremamente ricos tanto para a apreensão cultural como para o desenvolvimento das aprendizagens, quer se considerem as aprendizagens de cariz disciplinar mais específico, relativas às artes visuais e às tecnologias artesanais, quer se considerem as aprendizagens de âmbito mais geral, associadas às ciências naturais e sociais, à matemática e às línguas. Acresce, ainda, o facto de as escolas associadas disporem dos equipamentos necessários, cuja rentabilização importa incentivar através da conceção e implementação de projetos cooperativos, em contexto de sala de aula e/ou em contexto de clube de cerâmica dado o consensual interesse, motivação e potencial educativo para as crianças e jovens. É neste enquadramento de plena relevância inter e transdisciplinar que se organiza o curso, facultando condições de experimentação orientada e de aprofundamento da prática artística aos educadores e aos professores na sua formação contínua, antecipando um aumento da frequência de atividades expressivas nas escolas associadas, com previsível impacto benéfico, por um lado, nos resultados escolares, fruto da articulação curricular entre tópicos disciplinares interligados e, por outro lado, nos ambientes de aprendizagem, fruto do envolvimento dos alunos em atividades cooperativas, cujos produtos finais integrem o contributo individual nas obras (in)comuns produzidas por cada grupo/turma.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

- Descobrir as potencialidades da cerâmica no desenvolvimento de atividades inter e transdisciplinares. - Experimentar a modelação do barro, fazendo uso de utensílios específicos e de técnicas diversificadas. - Integrar a Cerâmica em projetos cooperativos, de âmbito nacional e internacional, que promovam valores e atitudes de autonomia, de responsabilidade, de cidadania e de inclusão.

Conteúdos

Apresentação do Curso: organização, finalidade, funcionamento e avaliação (proposta de construção gradual de um portfolio digital (eportfolio em padlet). Ferramentas do ceramista Composição e plasticidade das pastas cerâmicas Técnicas de Modelagem Olaria Fornos cerâmicos Cozedura do barro Análise conjunta de exemplos de integração de atividades de Cerâmica em contexto educativo Partilha dos eportfolios dos formandos Avaliação do Curso pelos formandos

Metodologias

O formador orienta as oito sessões teórico-práticas privilegiando a aprendizagem em grupo, numa sequência metodológica composta por tempos de: (i) transmissão verbal e visual dos conteúdos; (ii) experimentação de materiais; (iii) exemplificação das técnicas; (iv) aplicação prática das técnicas na produção de objetos cerâmicos. Esta sequência decorre, a par da divulgação de exemplos de projetos integradores da Cerâmica em contexto educativo.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o portfolio digital de cada formando.

Bibliografia

Chavarria, Joaquim (1999). Modelagem. Coleção Aula de Cerâmica. Parramon, 1999.Fricke, Johann (1992). A Cerâmica. Lisboa: Editorial Presença. Fróis, Virgínia; Fortuna, Pedro (2021). Os processos participativos e a CERÂMICA. Ed. VICARTE/FBAUL disponível em https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/48778/2/ULFBA_ET-12-1257_processos_participativos_CERA%CC%82MICA.pdf Plano 21-23 Escola+ Anexo à Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021, de 7 de julho de 2021, que aprova o Plano integrado para a recuperação das aprendizagens disponível em https://files.dre.pt/1s/2021/07/13000/0004500068.pdf

Anexo(s)

Cronograma - A cerâmica em projetos de aprendizagem cooperativa - T2

Formador

Rui Adelino Pinto Duarte

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-05-2025 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 10-05-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
3 17-05-2025 (Sábado) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
4 17-05-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
5 24-05-2025 (Sábado) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
6 24-05-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
7 31-05-2025 (Sábado) 09:30 - 13:30 4:00 Presencial
Início: 10-05-2025
Fim: 31-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-117408/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Básica de Vidago (AE Fernão de Magalhães)