Compreender a Terra através do Espaço turma T1_Planetário
Apresentação
Através deste Curso de Formação acreditado pelo CCPFC, através do Centro de Formação Ciência Viva, numa colaboração entre a ESERO - Portugal e o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, pretende-se que os docentes obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares do 1º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos, de diferentes graus de complexidade, consoante a faixa etária dos seus alunos. Formadores: Filipe Pires – Planetário do Porto - Centro Ciência Viva; Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço - Universidade do Porto Ilídio André Costa – Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva; Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço - Universidade do Porto
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;.
Objetivos
– Valorização do desenvolvimento profissional do professor. – Valorização da formação a nível do ensino experimental das ciências. – Valorização das dinâmicas curriculares do ensino das ciências centradas no Espaço
Metodologias
Serão utilizadas metodologias ativas que promovam a intervenção participativa dos formandos, valorizando a sua experiência pedagógica e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos durante a ação de formação. Em cada uma das sessões, a componente teórica, com recurso a metodologias expositivas com suporte a meios audiovisuais, irá alternar com uma componente prática, na qual os formadores disponibilizarão materiais para análise e reflexão conjunta, assim como fichas de trabalho para as atividades experimentais. Uma parte da penúltima sessão será dedicada à elaboração de uma atividade que deverá ser aplicada pelos formandos em sala de aula. A última sessão será dedicada à apresentação dos trabalhos efetuados pelos formandos na sala de aula e às suas reflexões pessoais sobre a aprendizagem dos alunos.
Modelo
O processo de avaliação irá incidir sobre: – Realização de um plano de ação para introdução de uma atividade prática relacionada com o tema/unidade escolhido a ser implementado em sala de aula; – Partilha da experiência (última sessão) com eventual recurso a PowerPoint ou equivalente; – Relatório escrito com uma reflexão acerca da atividade desenvolvida com os alunos, das sessões de formação e do contributo da formação para o seu desenvolvimento profissional; – Adicionalmente, mas sem reflexo na classificação final do formando, será requerido o preenchimento de um formulário, para avaliação da ação de formação e de dois questionários de diagnose sobre astronomia.
Observações
Ao abrigo da Portaria n.º 345/2008 existe a possibilidade de solicitar dispensa da componente não letiva, para participar nesta Formação.
Formador
Ilídio André Pinto Monteiro da Costa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-11-2024 (Sexta-feira) | 10:30 - 13:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 15-11-2024 (Sexta-feira) | 13:00 - 15:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 15-11-2024 (Sexta-feira) | 15:30 - 18:00 | 2:30 | Presencial |
4 | 15-11-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
5 | 16-11-2024 (Sábado) | 09:00 - 14:00 | 5:00 | Presencial |
6 | 16-11-2024 (Sábado) | 14:00 - 19:00 | 5:00 | Presencial |
7 | 21-12-2024 (Sábado) | 14:00 - 19:00 | 5:00 | Presencial |