349

II Seminário Inclusão e Diversidade: O Direito a ter Direitos no Portugal de Abril turma T_Seminário24

Apresentação

O «II Seminário Inclusão e Diversidade: O Direito a ter Direitos no Portugal de Abril» visa constituir-se como uma efetiva oportunidade para refletir, construir e partilhar conhecimento seguindo três eixos: diversidade, equidade e inclusão, no âmbito da celebração dos 50 anos de democracia em Portugal. Os desafios que a escola enfrenta atualmente, como o impacto do seu encerramento nas aprendizagens dos alunos, na saúde mental de todos os agentes educativos, bem como a alteração da população escolar, onde os alunos refugiados e migrantes são uma parte significativa, colocou em perspetiva valores como a inclusão e a equidade. Assim, este curso reforça a necessidade de cada escola reconhecer a vulnerabilidade e a força da sua comunidade educativa, encontrando formas de lidar com essa fragilidade, adequando as suas intervenções e mobilizando parcerias e os meios de que dispõe para que todos colaborem na promoção de bem-estar, de qualidade de vida, na melhoria dos processos de aprendizagem e participem na vida da comunidade educativa. Propomos trazer para debate diferentes olhares no caminho da inclusão que poderão ser uma mais valia para os participantes deste seminário, pensando a Escola como espaço de Equidade, de Inclusão, de Colaboração e Sucesso Educativo.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial.

Objetivos

1. Partilhar experiências e práticas assentes no trabalho em rede e colaborativo, que favoreçam o desenvolvimento profissional; 2. Promover momentos de debate e de reflexão potenciadores de saberes e de informação que permitam implementar de uma forma mais eficaz as medidas e princípios dos documentos legislativos; 3. Desenvolver o papel de diferentes atores educativos, que atuam tanto em contextos educacionais quanto sociais, na promoção da Inclusão e da aprendizagem de todos os alunos. 4. Contribuir para o desenvolvimento de práticas inclusivas nos contextos de educação formal, não-formal e informal.

Conteúdos

O programa do seminário segue as seguintes áreas temáticas: 1. Viver Abril na Educação: uma escola de e para TODOS 2. Acompanhar e Monitorizar para melhor incluir 3. Parcerias, um recurso para a Inclusão 4. Articular e capacitar para a aprendizagem – Acessibilidade cognitiva 5. As lideranças e organização pedagógica da escola 6. E depois da escolaridade obrigatória: Que respostas?

Metodologias

O seminário incluirá painéis temáticos que assumirão um cariz mais formal e expositivo, contudo haverá sempre um período de tempo que possibilite a reflexão conjunta a partir de questões colocadas pelos participantes aos oradores. Os painéis assentam numa abordagem mais teórica, mas também centrada na experiência e know-how dos vários intervenientes. Haverá ainda mesas de discussão que terão um registo informal, com uma vertente de exposição menor, mais focada no diálogo entre os convidados e participantes. Nas mesas de discussão haverá ainda momentos de partilha de experiências ou casos de sucesso direcionadas para o tema em questão.

Avaliação

A formação tem carácter presencial e supõe a frequência obrigatória em dois terços do número de horas de duração da ação. Avaliação quantitativa de cada formando, tendo por base uma Reflexão Final, expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio Classificados de 1 a10, com menção qualitativa de: • Insuficiente: 1 a 4, 9 pontos • Regular: 5 a 6,4 pontos • Bom: 6,5 a 7,9 pontos • Muito Bom: 8 a 8,9 pontos • Excelente: 9 a 10 pontos

Bibliografia

A guide for ensuring inclusion and equity in education (OCDE, 2017)UNESCO. 2020. Global Education Monitoring Report 2020: Inclusion and education: All means all. Paris, UNESCOEducation at Glance 2023 - OECD INDICATORS - https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/e13bef63-en.pdf?expires=1712781074&id=id&accname=guest&checksum=45CDA40713D960F8F79E904C3AD479BFUNESCO. 2021. Welcoming learners with disabilities in quality learning environments: a tool to support countries in moving towards inclusive education, UNESCO

Anexo(s)

Formador

Maria Adalgisa Portugal Ferreira da Silva Babo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-09-2024 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 13-09-2024 (Sexta-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
3 14-09-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 14-09-2024 (Sábado) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
Início: 13-09-2024
Fim: 14-09-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-126655/24
Modalidade: Seminário
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Auditório Centro Cultural de Chaves