II Seminário Inclusão e Diversidade: O Direito a ter Direitos no Portugal de Abril - PND turma IISeminário-PND
Apresentação
Esta formação servirá para refletir, construir e partilhar conhecimento seguindo três eixos: diversidade, equidade e inclusão, no âmbito da celebração dos 50 anos de democracia em Portugal. Os desafios que a escola enfrenta atualmente, como o impacto do seu encerramento nas aprendizagens dos alunos, na saúde mental de todos os agentes educativos, bem como a alteração da população escolar, onde os alunos refugiados e migrantes são uma parte significativa, colocou em perspetiva valores como a inclusão e a equidade. Assim, este curso reforça a necessidade de cada escola reconhecer a vulnerabilidade e a força da sua comunidade educativa, encontrando formas de lidar com essa fragilidade, adequando as suas intervenções e mobilizando parcerias e os meios de que dispõe para que todos colaborem na promoção de bem-estar, de qualidade de vida, na melhoria dos processos de aprendizagem e participem na vida da comunidade educativa. De forma convergente com as solicitações aos docentes, também os Técnicos especializados que exercem funções nas escolas têm de contribuir para a construção de respostas educativas consistentes com a defesa de uma escola verdadeiramente inclusiva e atenta às necessidades, caraterísticas e interesses de uma gama alargada de crianças e jovens que atualmente frequentam todos os níveis de ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário. É essencialmente para reforçar as condições de trabalho colaborativo que se incluem os psicólogos e restantes técnicos especializados como destinatários desta formação, que se encontra já devidamente acreditada pelo CCPFC para todos os grupos de docência (CCPFC/ACC-126655/24). Propomos, assim, trazer para debate diferentes olhares no caminho da inclusão que poderão ser uma mais valia para os participantes deste seminário, pensando a Escola como espaço de Equidade, de Inclusão, de Colaboração e Sucesso Educativo.
Destinatários
Pessoal não docente; Técnico Superior - Psicólogo; Técnico Superior - Outro - Terapeuta da Fala; Terapeuta Ocupacional;Animador Sociocultural;Assistente Social Fisioterapeuta
Objetivos
1. Partilhar experiências e práticas assentes no trabalho em rede e colaborativo, que favoreçam o desenvolvimento profissional; 2. Promover momentos de debate e de reflexão potenciadores de saberes e de informação que permitam implementar de uma forma mais eficaz as medidas e princípios dos documentos legislativos; 3. Desenvolver o papel de diferentes atores educativos, que atuam tanto em contextos educacionais quanto sociais, na promoção da Inclusão e da aprendizagem de todos os alunos. 4. Contribuir para o desenvolvimento de práticas inclusivas nos contextos de educação formal, não-formal e informal
Conteúdos
O programa do seminário segue as seguintes áreas temáticas: 1. Viver Abril na Educação: uma escola de e para TODOS 2. Acompanhar e Monitorizar para melhor incluir 3. Parcerias, um recurso para a Inclusão 4. Articular e capacitar para a aprendizagem – Acessibilidade cognitiva 5. As lideranças e organização pedagógica da escola 6. E depois da escolaridade obrigatória: Que respostas?
Metodologias
É essencialmente para reforçar as condições de trabalho colaborativo que se incluem os psicólogos e restantes técnicos especializados como destinatários desta formação,
Avaliação
Quantitativa / Qualitativa
Modelo
Quantitativa / Qualitativa Participação (%) :5 Assiduidade (%) :35 Teste escrito / Trabalhos (%) : 60
Bibliografia
- A guide for ensuring inclusion and equity in education (OCDE, 2017) - UNESCO. 2020. Global Education Monitoring Report 2020: Inclusion and education: All means all. Paris, UNESCO; - Education at Glance 2023 - OECD INDICATORS - https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/e13bef63-en.pdf?expires=1712781074&id=id&accname=guest&checksum=45CDA40713D960F8F79E904C3AD479BF - UNESCO. 2021. Welcoming learners with disabilities in quality learning environments: a tool to support countries in moving towards inclusive education, UNESCO.
Anexo(s)
Formador
Maria Adalgisa Portugal Ferreira da Silva Babo