Técnicas e Materiais de Expressão Plástica no Pré-escolar e 1º Ciclo turma F25-2
Apresentação
Esta Ação de Formação pretende colmatar algumas lacunas sentidas pelos professores, em que vários inquéritos realizados têm manifestado necessidade de formação nas áreas de expressão para poderem adquirir a sensibilidade, motivação e autoconfiança. Assim, esta ação deverá proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e competências dos professores, levando à experimentação e à aplicação dessas aquisições pessoais com os alunos nos diferentes espaços pedagógicos. Sendo uma linguagem, a Expressão Plástica deve ser utilizada pelo educador que admite e utiliza, no máximo das suas intenções pedagógicas, a fusão de todas as linguagens. A formação em Expressão Plástica torna-se pertinente na articulação horizontal das diferentes áreas curriculares facilitando o ensino/aprendizagem através da interdisciplinaridade.
Destinatários
Professores dos grupos 100 e 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 100 e 110.
Objetivos
Proporcionar práticas construtivas através da exploração dos diferentes materiais e técnicas, articulando o saber com o saber fazendo de modo a promover a imaginação, a criatividade, a sensibilidade estética e a capacidade de resolver problemas. Proporcionar aos docentes um leque de vivências conducentes a mudanças de atitudes pedagógicas e diversidade de estratégias, tendo em vista as potencialidades estéticas artísticas, psico-motoras criativas e imaginativas dos alunos que frequentam os primeiros anos da escolaridade obrigatória. Modificar comportamentos e atitudes face à importância da Expressão Plástica na exploração das outras áreas curriculares otimizando o processo de ensino/aprendizagem. Desenvolver o sentido estético. Explorar diferentes materiais e técnicas, de forma a preparar para a prática da Expressão Plástica ao nível da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Conteúdos
1. Apresentação dos conteúdos da Ação (2 horas); 2. Tapeçaria (7 horas): 2.1. Apresentação de conceitos-chave relacionados com os saberes artísticos, técnicos e científicos da Tapeçaria. 2.2 Dinamização de ações/projeto que promovam uma aprendizagem motivante e participativa. 2.3. Mostra e experimentação de diferentes técnicas de entrelaçamento de vários tipos de nós e pontos levando à criação de uma tapeçaria como forma de arte. 3. Transferência de imagem com cola branca Aplicação em diversos suportes (7 horas): 3.1. Conhecer e utilizar os diferentes meios e técnicas de expressão plástica com colagens e pintura; 3.2. Técnicas de colagem tendo como suporte o cartão, madeira e tela; 3.3. Realizar construções em vários materiais, explorando as capacidades criativas, lúdicas e expressivas. 4. Reciclagem/recuperação (7 horas): 4.1. Realizar trabalho livre com materiais recuperados levando à consciencialização de um ambiente sustentável apelando à reutilização e reciclagem, com espírito criativo. 5. Avaliação da Ação de Formação (2 Horas).
Metodologias
Esta formação terá um caráter essencialmente prático em que os formandos irão identificar necessidades, desenvolver atividades de aprendizagem e partilhar saberes e experiências. O trabalho realizado engloba uma metodologia ativa, significativa e integrante consubstanciada em métodos e estratégias diversificadas adequadas aos conteúdos. Privilegia-se o trabalho individual, a resolução de problemas, o trabalho prático, o debate e outras metodologias que surjam no contexto desta turma. Construção de materiais educativos que tenham reflexos nos projetos curriculares. Análise crítica do trabalho desenvolvido.
Avaliação
A avaliação de cada formando obedece a critérios, que serão partilhados no início da formação, dentro dos limites dos objetivos e conteúdos desta ação, de acordo com o seguinte: 1- Participação (40%) Inclui a participação nas sessões, designadamente a integração nos grupos de trabalho, a participação ativa na realização das tarefas e nos debates o interesse demonstrado, a iniciativa, autonomia, motivação e a pontualidade. 2- Trabalho produzido (60%) Inclui a elaboração de um portefólio de grupo, o qual deverá integrar todas as atividades propostas pelo formador (produção e aplicação de materiais) (30%). Inclui a realização de um relatório individual do trabalho desenvolvido ao longo da ação de formação (30%).
Bibliografia
Munari, Bruno Das coisas nascem coisas Arte e Comunicação, Edições 70.Wright, Michael Introdução às técnicas mistas Escola de Arte; Editorial Presença.Calvé, Adriano (1992), expressão e Educ. Plástica Lisboa D.G.E.BLowenfiel, V. Bitain (1997), desenvolvimento da Capacidade Criadora. Ed. Mestre Jon Luquet, G. H. (1974), O desenho infantil 2ª ed. Porto. Livraria Civilização.Rouquet, André (1997), A Educação Artística na Ação Educativa. Coimbra Liv. Almeida
Anexo(s)