Na Escola Inclusiva - papel do assistente operacional turma F44

Apresentação

A entrada em vigor dos decreto-lei n.º 54/2018 e n.º 55/2018 de 6 de julho, introduzemnaEscola, na sua organização e na perspetiva de inclusão alterações significativas que se pretendem mudem a Escola. Estesnovosdiplomas prevêm: a) Educabilidade universal - a assunção de que todas as crianças e alunos têm capacidade deaprendizagem ede desenvolvimento educativo; b) Equidade - a garantia de que todas as crianças e alunos têm acesso aos apoiosnecessários demodo a concretizar o seu potencial de aprendizagem e desenvolvimento; c) Inclusão - o direito de todas ascrianças e alunos aoacesso e participação, de modo pleno e efetivo, aos mesmos contextos educativos; d) Personalização - oplaneamento educativocentrado no aluno, de modo que as medidas sejam decididas casuisticamente de acordo com as suasA entrada em vigor dos decreto-lei n.º 54/2018 e n.º 55/2018 de 6 de julho, introduzemnaEscola, na sua organização e na perspetiva de inclusão alterações significativas que se pretendem mudem a Escola. O decreto-lein.º 54 refere no seu preâmbulo o direito de cada aluno a uma educação inclusiva que responda às suaspotencialidades,expectativas e necessidades no âmbito de um projeto educativo comum e plural que proporcione a todos aparticipação e osentido de pertença em efetivas condições de equidade, contribuindo assim, decisivamente, para maiores níveisde coesão social.Ora, toda esta visão envolve todos os elementos da comunidade educativa, onde naturalmente se intergram osassistentesoperacionais que, pela proximidade e contato diário com os alunos constituem elementos fundamentais neste processode criaçãode uma escola inclusiva onde a equididade seja pilar central. Os assistentes operacionais são referidos ao longo destediplomadentro dos recursos humanos das escolas...

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

1. Compreender os princípios e as opções metodológicas subjacentes ao quadro legal atual para aeducaçãoinclusiva (Decreto-Lei n.º 54/2018) e as mudanças mais significativas no contexto organizativo e pedagógico das escolas.2.Relacionaros grandes desafios que a educação inclusiva coloca e as potencialidades e as limitações do papel dos diferentesintervenientes noprocesso educativo neste âmbito (especial foco no papel dos assistentes operacionais).3. Adotar práticas profissionaisenquantoassistente operacional coerentes com a legislação atual.

Conteúdos

1. Novo quadro legal balizado pelos decreto-lei nº 54 e nº55/2018 de 6 de julho (4 horas teórico-práticas) 1.1 Mudançadeparadigma: garantir aprendizagens de qualidade para todos os alunos;1.2 Decreto-lei nº 54/2018 de 6 de julho - principais aspetos1.3Decreto-lei nº 55/2018 de 6 de julho - principais aspetos 2. O papel do assistente operacional no novo paradigma da educaçãoinclusiva(3 horas teórico-práticas) 2.1 importância do assistente operacional na mudança da Escola 2.2 O assistente operacionalcomo recursoespecífico (papeis, funções) 3. A escola inclusiva nas tarefas do dia a dia ( 7 horas atividades práticas de roleplay etreino em situaçõesconcretas) 4. Avaliação (1 Hora)

Metodologias

Questionário a preencher pelos formandos para avaliar a ação: Questionário a preencher pelos formadores para avaliar a ação: Relatório final da entidade formadora: Relatório final do formador:

Avaliação

Avaliação quantitativa

Modelo

Ponderação participação: 50 Ponderação assiduidade: 10 Ponderação testes/trabalhos escritos: 40

Bibliografia

Pereira , F. (2018) (Coord.). Para uma Educação Inclusiva. Lisboa: Ministério da Educação/DGE.-Azevedo, Joaquim (2015). Nenhum aluno pode ser deixado para trás! É preciso renovar os processos pedagógicos e a organizaçãodasescolas. Comunicação apresentada na Conferêcia EPIS - Empresários para a Inclusão social, sob o tema "Escolas de futuro",realizadana Fundação Calouste Gulbenkian, a 17 março de 2015..- Cosme, A. Trindade, R. (2009). As responsabilidades sociais daescola e dosprofissionais de educação que aí intervêm: Contributo para um debate. Cadernos de Pedagogia Social, 3, 61-73.- Johnstone,C. (2014).Acesso à escola e ao Ambiente de Aprendizagem II - Ambiente físico, informação e comunicação. Webinar 11 - BrochuraTécnicaAuxiliar.- https://www.dge.mec.pt/educacao-inclusiva- https://webinars.dge.mec.pt/index.php/webinar/escola-inclusiva

Início: 24-10-2024
Fim: 01-12-2024
Acreditação: CCPFC/ENT-AE-1369/20
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: None