Entre linhas e horizontes: ler e escrever o mundo na Escol@ turma F30
Apresentação
Apesar de a leitura e a escrita serem competências transversais aos curricula, muitos alunos não gostam de ler nem deescrever, comprometendo, assim, a aprendizagem em todas as áreas disciplinares.Neste sentido, é necessário capacitar os docentes para que possam orientar e inspirar os jovens a ler e a escrever omundo de forma competente, crítica e criativa.De facto, a leitura e a escrita facilitam a aprendizagem, a construção de conhecimento, a atualização permanente desaberes, o desenvolvimento da imaginação e criatividade, a fruição, bem como têm um impacto significativo no sucessoeducativo dos alunos e na formação de uma cidadania ativa que lhes permita ter uma intervenção mais consciente e críticana sociedade.É, pois, urgente incidir na promoção/ animação da leitura e na construção de leitores e escritores capazes, incentivando acolaboração entre as diferentes áreas do saber e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares que envolvam a leitura ea escrita como pilares fundamentais na educação dos jovens.
Destinatários
Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.
Objetivos
- Refletir criticamente sobre as potencialidades pedagógicas da leitura e da escrita criativa.- Potenciar o prazer da leitura e da escrita criativa.- Desenvolver técnicas de animação de leitura e de escrita criativa.- Perspetivar práticas inovadoras, com recursos analógicos e digitais, para a promoção da leitura e da escrita criativa.- Criar ambientes de aprendizagem criativos, inclusivos e híbridos.- Conceber recursos e atividades de leitura e escrita para aplicar em contexto de sala de aula e/ ou articulação com abiblioteca escolar.- Promover o trabalho colaborativo interdisciplinar, bem como a partilha de saberes e experiências pedagógicas.
Conteúdos
Módulo 1 – Leitor, leitura(s), escritor e escrita criativa (3 horas)- Apresentação do curso de formação (organização, funcionamento e avaliação).- Potencialidades pedagógicas da leitura e da escrita criativa.- Tipos de leitor e escritor.- A leitura e a escrita nos Portais da RBE e PNL.- Construção de um diário de bordo digital. Módulo 2 – Tecnologias emergentes na promoção da leitura (3 horas)- Conceito, exemplificação e exploração.- Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Inteligência Artificial. Módulo 3 – Projetos de leitura inter e transdisciplinares (3 horas)- BookCrossing.- Bibliotecas Humanas. - Ninhos de livros.- Clube de leitura. Módulo 4 – Promoção e animação de leitura (3 horas)- Animações de informação, lúdicas, responsabilizantes e de aprofundamento (segundo Christian Poslaniec).- Níveis da compreensão da leitura: literal, inferencial e crítico.- Marcadores de livros, cartazes, infográficos, ebooks, book trailers, podcasts.- Proposta de atividades. Módulo 5 – Escrita terrorífica (3 horas)- Género de terror: principais características, técnicas para assustar e emocionar.- Criação de contos de terror.- Produção de notícias monstruosas. Módulo 6 – As temáticas do sonho, da viagem e da aventura (3 horas)- A presença dos temas sonho, viagem e aventura na literatura.- Desafios de escrita criativa. Módulo 7 – Da idealização à concretização de um projeto/ atividade (3 horas)- Conceção de um projeto de leitura e escrita ciativa.- Planificação, implementação e avaliação de uma atividade de leitura e escrita criativa. Módulo 8 – Trabalho final, reflexão e avaliação (4 horas)- Apresentação do trabalho final.- Relatório de reflexão crítica.- Balanço do trabalho desenvolvido.- Avaliação do curso.
Metodologias
Na primeira sessão, far-se-á a apresentação do curso (objetivos, conteúdos, metodologias, calendarização e avaliação),das orientações para o portfólio digital, do guião para o relatório de reflexão crítica e do trabalho final, a par dos respetivoscritérios de avaliação.Ao longo das sessões, centradas nas metodologias de aprendizagem por execução de tarefas, debate e reflexão crítica,fomentar-se-á o trabalho a pares e em grupo.Na abordagem das plataformas/ ferramentas digitais, o formador iniciará com um momento expositivo/ demonstrativo, eminteração com os formandos. Seguidamente, os formandos passarão à sua exploração e criação de produtos.As propostas de trabalho colaborativo e interdisciplinar privilegiarão atividades integradoras, de cariz predominantementeprático, e articuladas com os contextos e as experiências profissionais dos formandos, perspetivando-se novos rumos emetodologias que se traduzam em práticas inovadoras, criativas e transformadoras.
Avaliação
A avaliação realiza-se nos termos da legislação em vigor, expressa numa escala de 1 a 10 valores (Despacho n.º4595/2015, de 6 de maio), tendo em conta os seguintes itens:- frequência obrigatória em dois terços do número de horas de duração do curso;- realização e publicação das tarefas propostas no diário de bordo da turma (50%);- elaboração e apresentação do trabalho final (30%);- produção de um relatório de reflexão crítica (20%).
Bibliografia
Cardoso, M. E. (2024). Como escrever. Bertrand Editora Cassany, D. (2019). Laboratorio lector – Para entender la lectura. ANAGRAMA Desmurget, M. (2024). Ponham-nos a ler! – A leitura como antídoto para os cretinos digitais. Contraponto Fernández, J. J. L. (2022). Animación a la lectura – Diez principios básicos. Laberinto Poslaniec, C. (2006). Incentivar o prazer de ler – Actividades de leitura para jovens. Edições Asa
Anexo(s)
Formador
José António Flambó Afonso Batista