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ASTRONOMIA - Metodologias orientadas para a investigação com recursos digitais: educação em astronomia com base em inovações científicas turma F38

Apresentação

A Ciência, a Tecnologia e a Inovação [1] são identificadas pelas Nações Unidas como fatores-chave para alcançar Objetivos deDesenvolvimento Sustentável (ODS). Neste empreendimento a Astronomia assume um papel central devido à sua componente tecnológica eàs suas dimensões científica, educacional e cultural [2].Em termos educacionais e apesar de um aparente lugar menos central nos currículos, é amplamente consensual e reconhecida aimportância intrínseca da astronomia, mas, igualmente, a sua função de "ciência facilitadora"[3], para a educação da biologia, geologia, física,química, matemática, história, filosofia e mesmo português.É neste contexto que emerge esta oficina que, partindo de resultados e processos científicos atuais, trabalhados pelos cientistas/educadorespromotores desta proposta, e no atual quadro da Autonomia e Flexibilidade Curricular e tendo em conta os referenciais atuais (PASEO,ENEC, AE), pretende co-desenhar, com os docentes, iniciativas e recursos educativos digitais focados nas Aprendizagens Essenciais.Partindo de dinâmicas previamente delineadas e testadas, estas serão reconstruídas em cada oficina, para se tornarem significativas nocontexto profissional de cada um dos formandos. Os recursos assim produzidos, serão baseados em metodologias orientadas para ainvestigação, no seu sentido mais lato, e valorizarão o trabalho interdisciplinar, colaborativo e prático, apoiado na utilização das TIC.

Destinatários

230 - Matemática e Ciências da Natureza; 420 - Geografia; 510 - Físico e Química; 520 - Biologia e Geologia

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Contribuir para alcançar os ODS.- Estimular a reflexão sobre a prática docente, através da auto e hétero análise sobre de atitudes e crenças epistemológicas em relação àastronomia.- Confrontar práticas pedagógicas quotidianas com outras perspetivas didáticas.- Questionar diferentes perspetivas e metodologias de ensino das ciências à luz de quadros teóricos pós-positivistas, externalistas esocioconstrutivistas, promovendo uma critica fundamentada sobre tais orientações.- Analisar metodologias de ensino das ciências, tendo por referência o quadro de Autonomia e Flexibilidade Curricular, o Perfil do Aluno àSaída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens essenciais.- Refletir sobre o perfil sinérgico da investigação, a comunicação e a educação em ciência e formas de o potenciar.- Analisar e produzir recursos educativos digitais baseados em ciência inovadora, partindo de dados astronómicos reais.- Promover a utilização da astronomia na educação.

Conteúdos

Distinguir os conceitos de investigação, comunicação e educação em ciência.- Refletir sobre limites e sobreposições entre os conceitos de educação e de ensino. - Refletir, partindo da auto e heteroperceção, sobre conhecimentos e capacidades dos formandos associados a competência chave para aeducação em astronomia.- Contactar com formas de aumentar os conhecimentos em astronomia.- Refletir, partindo da auto e heteroperceção, sobre atitudes e crenças dos formandos em relação à astronomia.- Identificar formas de alterar atitudes e crenças epistemológicas em relação à astronomia.- Refletir sobre o Perfil do Aluno no quadro da Autonomia e Flexibilidade Curriculares.- Compreender a importância da educação para a ciência em idades precoces, no prosseguimento de carreiras científicas.- Distinguir algumas metodologias de ensino nas ciências: ensino orientado para a investigação (inquiry); ensino baseado em modelos(model-based); ensino baseado em casos (case-based); ensino baseado na resolução de problemas (problem-based).- Conhecer o contexto quantitativo geral da produção científica nacional e da produção em astronomia a nível mundial.- Explorar a ciência cidadã como forma de fluir conhecimento e processos científicos entre a investigação, a comunicação e a educação emciência.- Analisar, no currículo nacional, as aprendizagens que, direta ou indiretamente, estão associadas à astronomia e comparar com a realidademundial.- Conhecer causas intrínsecas e causas utilitárias para a utilização da astronomia na lecionação de conteúdos de outras ciências.- Dominar plataformas digitais de acesso a dados científicos astronómicos atualizados.- Conhecer recursos educativos digitais baseados em inovações científicas.- Realizar atividades práticas colaborativas e interdisciplinares, com base em recursos educativos digitais de ciência inovadora.- Produzir recursos educativos digitais com ligação direta ao currículo nacional, com base em inovações científicas.- Contactar com instituições promotoras da articulação entre comunicação e educação em ciência.- Contactar com cientistas que trabalham esses mesmos dados.

Metodologias

Presencial Trabalho autónomoNas sessões presenciais conjuntas, haverá tempo para o enquadramentoteórico e/ou normativo-legal, para a elaboração de metodologias e/ou deinstrumentos e materiais pedagógico-didáticos digitais e organização dodesempenho dos/as formandos/as por referência a essas metodologiase/ou instrumentos e materiais; O trabalho autónomo, tempo para concretização no terreno –em contexto de escola e/ou de sala de aula – das decisões,estratégias e técnicas estabelecidas e aplicação, bem comoaferição inicial dos resultados desta, dos materiais e recursosgizados no passo anterior.

Avaliação

A avaliação incidirá sobre o nível de participação do formando (quer nas dinâmicas presenciais, quer remotas) e em dois produtos concretos:um plano de intervenção em contexto profissional e uma apresentação multimédia.O plano de intervenção compreende a conceção e aplicação/experimentação, em sala de aula, das metodologias, materiais e conhecimentosanalisados nas sessões conjuntas, devendo considerar: a) os objetivos - o problema diagnosticado e o que se pretende mudar; b) osconteúdos; c) a metodologia adotada; d) os intervenientes; e) os materiais/recursos produzidos e aplicados; f) a duração; g) a avaliação.A apresentação multimédia suportará a defesa da forma de idealização, conceção, aplicação e avaliação do plano de intervenção.

Bibliografia

[1]https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/7858Technology_Joint%20statement%20of%20Heads%20of%20Agencies_final.pdf [2] https://www.iau.org/administration/about/strategic_plan/ [3] Salimpour, S., Bartlett, S., Fitzgerald, M. T., McKinnon, D. H., Cutts, K. R., James, C. R., . . . Cabezon, S. (2020). The Gateway Science: aReview of Astronomy in the OECD School Curricula, Including China and South Africa. Research in Science Education, 1-22. [4] Costa, I. A. (2020). Ciência Cidadã: envolvimento do público na investigação e divulgação em astronomia. (PhD thesis), Universidade doPorto, Porto. Disponível em https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/127896 [5] Bybee, R. W. (2006). Scientific Inquiry and Science Teaching.In. L. B. Flick, N. G. Lederman, 2006. Scientific Inquiryand Nature of Science(pp.1-12). Netherlands: Springer

Anexo(s)

Observações

Formação a Distância Demonstração das vantagens para os/as formandos/as no recurso ao regime de formação a distânciaNa verdade, e uma vez que na oficina se inclui a manipulação de dados científicos reais, estes poderão ser mais eficientemente manipuladosse, a dinâmicas presenciais, se adicionarem dinâmicas online. Por outro lado, dado o eventual nível heterogéneo de literacia digital dosformandos, o trabalho assíncrono possibilitaria a adoção de ritmos de trabalho e dinâmicas mais adequadas ao perfil do formando. Há aindaa considerar que as dinâmicas online possibilitariam alargar o seu âmbito geográfico de implementação da oficina, alcançando docentes deregiões tipicamente mais afastadas dos centros de ciência, concorrendo para concretizar os ODS. Distribuição de horas 9 Nº de horas online síncrono 8 Nº de horas online assíncrono 8 Demonstração da existência de uma equipa técnico-pedagógica que assegure o manuseamento das ferramentas e procedimentosdo formação a distânciaO Centro de Formação Júlio Resende possui duas assessorias, pedagógica e informática, que prestam apoio a esta modalidade. Demonstração da implementação de um Sistema de Gestão da Aprendizagem / Learning Management System adequadoO Centro de Formação Júlio Resende possui uma Plataforma Moodle que utiliza para o efeito: https://moodle3.cfjulioresende.org/ Demonstração da avaliação presencial (permitida a avaliação em videoconferência)Na última sessão presencial conjunta será realizada a apresentação e partilha do plano de intervenção gizado/ atividades/tarefas/recursoscriados e implementados por cada docente na sua sala de aula de língua estrangeira, bem como a reflexão final e a avaliação desta oficinade formação. Demonstração da distribuição da carga horária pelas diversas tarefas0,5 - Distinguir os conceitos de investigação, comunicação e educação em ciência.0,5 - Refletir sobre limites e sobreposições entre os conceitos de educação e de ensino.1 - Refletir, partindo da auto e heteroperceção, sobre conhecimentos e capacidades dos formandos associados a competência chave para aeducação em astronomia.2 - Contactar com formas de aumentar os conhecimentos em astronomia.1 - Refletir, partindo da auto e heteroperceção, sobre atitudes e crenças dos formandos em relação à astronomia.0,5 - Identificar formas de alterar atitudes e crenças epistemológicas em relação à astronomia.1 - Refletir sobre o Perfil do Aluno no quadro da Autonomia e Flexibilidade Curriculares.0,5 - Compreender a importância da educação para a ciência em idades precoces, no prosseguimento de carreiras científicas.3 - Distinguir algumas metodologias de ensino nas ciências: ensino orientado para a investigação (inquiry); ensino baseado em modelos(model-based); ensino baseado em casos (case-based); ensino baseado na resolução de problemas (problem-based).0,5 - Conhecer o contexto quantitativo geral da produção científica nacional e da produção em astronomia a nível mundial.0,5 - Explorar a ciência cidadã como forma de fluir conhecimento e processos científicos entre a investigação, a comunicação e a educação em ciência.2 - Analisar, no currículo nacional, as aprendizagens que, direta ou indiretamente, estão associadas à astronomia e comparar com a realidademundial.2 - Conhecer causas intrínsecas e causas utilitárias para a utilização da astronomia na lecionação de conteúdos de outras ciências.1 - Dominar plataformas DIGITAIS de acesso a dados científicos astronómicos atualizados.1 - Conhecer recursos educativos DIGITAIS baseados em inovações científicas.1 - Realizar atividades práticas colaborativas e interdisciplinares, com base em recursos educativos DIGITAIS de ciência inovadora.2 - Produzir recursos educativos DIGITAIS, com ligação direta ao currículo nacional, com base em inovações científicas.1 - Contactar com instituições promotoras da articulação entre comunicação e educação em ciência.1 - Contactar com cientistas que trabalham esses mesmos dados.3 Apresentação do plano de intervenção Rácio de formadores/as por formandos/as 1

Formador

Ilídio André Pinto Monteiro da Costa

Início: 08-10-2025
Fim: 14-01-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-129697/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: None

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