Canoagem - Uma atividade física de excelência para a promoção da interdisciplinaridade turma F29-1
Apresentação
A Oficina de Formação «Canoagem – Uma atividade física de excelência para a promoção da interdisciplinaridade» destina-se a incentivar a prática da Canoagem nas escolas associadas do CFAE do Alto Tâmega e Barroso, reconhecendo, por um lado, as condições proporcionadas pela proximidade aos rios existentes nos três concelhos abrangidos: Valpaços, Chaves e Boticas e, por outro, acolhendo o interesse manifestado por docentes e discentes. A realização desta Oficina constitui, assim, uma oportunidade efetiva de aumento da prática e experiência de canoagem dos formandos, assegurando, em simultâneo, o reforço da oferta formativa de canoagem como contributo para: - o desenvolvimento de atividades de natureza, curriculares e extracurriculares, previstas no Programa de Educação Física e no Plano do Desporto Escolar; - a realização de projetos/ações de articulação curricular entre diferentes ciclos/áreas disciplinares, seguindo as orientações da Autonomia e Flexibilidade Curricular; - a promoção de estilos de vida ativos e saudáveis dos alunos, num ambiente participado, recreativo e inclusivo.
Destinatários
Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.
Objetivos
- Aumentar o tempo e a qualidade da prática da Canoagem na Escola, fomentando a realização de iniciativas interdisciplinares e inclusivas. - Dinamizar a prática da Canoagem na Escola, como oferta de desporto de natureza. - Promover o desenvolvimento de competências específicas dos professores no âmbito da Educação Física e do Desporto Escolar.
Conteúdos
Apresentação do Curso - Diferentes disciplinas e vertentes da canoagem; - Equipamento adequado ao local de prática e aos discentes EPI (Equipamento de Proteção Individual); - Segurança: local de atividade e equipamento; - Diversidade de manobras (equilíbrio, propulsão e condução) e componentes críticas dos gestos; - Identificação e correção de erros técnicos na realização das diferentes manobras; - Técnicas de salvamento e de auto-resgate; - Progressão do ensino e aprendizagem das manobras em canoagem; - Organização de sessões ou atividades de canoagem em segurança. Avaliação do curso
Metodologias
PRESENCIAL As 25 horas presenciais da Oficina de Formação organizam-se em oito sessões, de acordo com a seguinte sequência (Tópicos e duração): Sessão I 2 h Abordagem Histórica Contextualização da Canoagem na modernidade a) Diferentes modalidades b) Grau de dificuldade dos rios/troços c) Lazer/Competição Sessão II 3 h Caraterísticas dos materiais Equipamento de Proteção Individual (EPI) Normas de segurança Sessão III 3 h Técnicas propulsivas e de controlo da embarcação Entrada/Saída e transporte da embarcação Sessão IV 3 h Aprendizagem/Exercitação das diferentes técnicas propulsivas e de manobras em Canoas Sit-on-top e K1 – Competição / Iniciação Sessão V 2 h Abordagem à Esquimotagem Sessão VI 3 h Realização de percurso de lazer (troço do rio Rabaçal) Sessão VII 6 h Visita ao Centro de Alto Rendimento de Vila Nova de Foz Côa Passeio em Canoa para visitar as Gravuras de Foz Côa Sessão VIII 3 h Apresentação dos projetos de integração da Canoagem em atividades interdisciplinares, curriculares ou extracurriculares, propostos por cada grupo. Avaliação e conclusão da oficina de formação. TRABALHO AUTÓNOMO O Trabalho Autónomo dos formandos destina-se à prática, individual e em grupo, da Canoagem com base nos guiões facultados pelo formador; à realização de atividades com alunos; e à elaboração/experimentação do projeto de integração da modalidade em iniciativas interdisciplinares, a apresentar na sessão final da Oficina.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base as seguintes componentes: (i) Fichas de trabalho (guiões); (ii) realização de um circuito pré-estabelecido, utilizando as técnicas e manobras abordadas e (iii) Relatório individual, seguindo o modelo facultado pelo formador.
Bibliografia
Desporto Escolar (2021). Regulamento Específico de Canoagem 2021-2022. https://desportoescolar.dge.mec.pt/sites/default/files/re_canoagem_21-22.pdf FCDEF-UC (2010). «Iniciação à Canoagem na Escola». Módulos de Formação, setembro 2010, Universidade de Coimbra. Federação Portuguesa de Canoagem (2021). A Canoagem e as suas Especialidades https://youtu.be/gx47rILLomI Hugo de Dios (2003). Cantabria em piragua. Guía de rios navegables. Ed. Tantin ediciones. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (2017). https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
Anexo(s)