373

O Cavaquinho em Domínios de Articulação Curricular e Projetos Interdisciplinares turma CF13-4

Apresentação

O curso «O Cavaquinho em Domínios de Articulação Curricular e em Projetos Interdisciplinares», a incluir no Plano de Formação do CFAE, decorre das solicitações de inúmeros docentes das escolas associadas, a par da opção de valorização do património cultural português e do interesse em divulgar o Cavaquinho como símbolo da identidade e cultura portuguesa, contribuindo para o desenvolvimento da sua prática em contexto escolar. Acolhendo a atual defesa da autonomia e flexibilidade curricular, reconhece-se a importância de incentivar a conceção de domínios de articulação curricular (DAC) e de projetos interdisciplinares que extravasem os limites das áreas disciplinares e otimizem a intervenção específica de cada docente em iniciativas conjuntas de ensino e de aprendizagem. Neste entendimento, a opção pela introdução do cavaquinho, mantendo uma perspetiva central de valorização do património cultural português, assenta na sua reconhecida facilidade de manuseamento e de apreensão, tanto para professores como para alunos. Assim, o curso de formação pretende proporcionar conhecimento prático e teórico do cavaquinho a todos os docentes interessados, difundindo as suas potencialidades na criação de projetos artísticos com instrumentos tradicionais portugueses nas escolas, capacitando os formandos com as ferramentas necessárias para o desenvolvimento destes projetos nos seus contextos de ação docente.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

No final da formação pretende-se que os formandos atinjam os seguintes objetivos: Valorizar a cultura tradicional musical portuguesa, reconhecendo as potencialidades dos projetos artístico-musicais em contexto escolar, pelo incentivo ao trabalho colaborativo e à cooperação interdisciplinar. • Facilitar a implementação de domínios de articulação curricular e de projetos interdisciplinares através de atividades de prática conjunta do Cavaquinho; • Utilizar o Cavaquinho, aprofundando o seu conhecimento e experimentação de técnicas elementares na interpretação e harmonização de canções do repertório musical português.

Conteúdos

O Cavaquinho: - Apresentação do cavaquinho; - Afinação e colocação das cordas; - Técnica elementar: acompanhamentos simples em tónica dominante; -Utilização do Cavaquinho para acompanhamento de cantigas tradicionais (ternário, tónica/dominante/subdominante - Dó/Sol/Fá); -Animação de sessões temáticas decorrentes de áreas disciplinares diversas; -Conceção de eventos públicos com enquadramento cultural e interdisciplinar, relevantes para cada comunidade educativa; -Entoação de canções tradicionais.

Metodologias

O curso organiza-se, presencialmente, em dez sessões de 2h30min, com (i) tempos de exposição por parte da formadora; (ii) tempos de experimentação individual e em grupo; e (iii) tempos de apresentação de trechos trabalhados ao longo do curso, de forma a proporcionar oportunidades de: Exploração prática dos conceitos/conteúdos previstos; Levantamento conjunto dos temas/conteúdos de diferentes áreas disciplinares relevantes na prática do Cavaquinho Participação ativa dos formandos: Individual / Médio / Grande Grupo; Utilização do cavaquinho no acompanhamento de canções tradicionais e/ou originais; Integração do cavaquinho nos eventos temáticos socioculturais incluídos nos planos anuais das escolas dos formandos

Avaliação

A avaliação dos/as formandos/as cumpre as determinações legais e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC, formalizando-se numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: Insuficiente (1 a 4,9 valores), Regular (5 a 6,4 valores), Bom (6,5 a 7,9 valores), Muito Bom (8 a 8,9 valores) e Excelente (9 a 10 valores). Ao longo do curso, com base na observação dos formandos e nos registos obtidos, considera-se (i) o interesse e participação nas atividades propostas; (ii) as apresentações individuais, de pequeno grupo e/ou de turma; (iii) a elaboração de um projeto de integração do cavaquinho em contexto educativo; (iv) a elaboração de reflexão crítica individual sobre as atividades desenvolvidas. O curso será avaliado pela formadora e pelos formandos através da resposta a questionários específicos, facultados pelo CFAE.

Bibliografia

Associação Cultural Museu do Cavaquinho: Documentar, preservar e promover a história e a prática do cavaquinho em Portugal, https://cavaquinhos.ptDecreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho. Diário da República n.º 129/2018, Série I. Lisboa: Ministério da Educação. http://data.dre.pt/eli/dec-lei/55/2018/07/06/p/dre/pt/htmlMinistério da Educação – DGE / Autonomia e Flexibilidade Curricular «Partilha de Olhares» https://afc.dge.mec.pt/partilhadeolharesMartins, G. et al. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação - DGE https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdfSilva, Filipe, 2021. Cavaquinho Minhoto Vol 1 – Canções tradicionais portuguesas https://www.youtube.com/playlist?list=PLsQz09TUIrfwwF-ECYBE_ZtDdIazkO2iw

Anexo(s)

Formador

Maria Amélia Machado Rua

Início: 23-09-2025
Fim: 25-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-123467/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Nadir Afonso - AEJM

INSCREVER-ME