O vídeo como ferramenta pedagógica e didática: criação e produção de recursos educativos digitais turma F6-1
Apresentação
Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponenteEste Curso pretende providenciar aos formandos a oportunidade de, para além de poderem ampliar competênciastécnicas, nomeadamente nas ferramentas de edição de imagem, áudio e vídeo, dotá-los de competências para a suaadaptação pedagógica.Os recursos educativos digitais (RED) continuam a desempenhar um papel relevante no ensino. O docente necessita dese sentir confiante na utilização desta tecnologia, verificando-se essencial proporcionar-lhe “O acesso a ferramentas decolaboração em ambientes digitais que promovam a inovação no processo de ensino-aprendizagem, estimulem acriatividade e a inovação, permitam o acompanhamento à distância da sala de aula (...)” (Resolução do CM n.º 30/2020,21 de abril 2020).
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Estimular os docentes para a utilização de estratégias pedagógicas promotoras de metodologias diversificadas einovadoras;Dotar os docentes de conhecimentos essenciais para a criação de um vídeo educativo; Dotar os formandos de recursos e conhecimentos essenciais para realizarem um vídeo em contexto escolar ecompreender os vários passos para a sua realização;Promover boas práticas na planificação e produção de vídeos educativos;Utilizar hardware de captação (imagem, áudio e vídeo);Operar um software de edição (imagem, áudio e vídeo);Produzir RED potenciadores da construção do conhecimento;Promover a partilha dos RED produzidos numa comunidade.
Conteúdos
Módulo I – O vídeo em contexto educativo: conceitos básicos (3 horas – 1,5 horas síncronas + 1,5 horas assíncronas)Visualização de curtas metragens produzidas em contexto escolarA importância dos cenários: organização estética, observativa e planos da câmaraSom e imagem: a importância no vídeo educativoStoryboard / guiãoDireitos de autor e Regulamento Geral para a Proteção de Dados (RGPD) (cuidados e recomendações)Módulo II - Ferramentas de captação e de edição de imagem (2 horas – 1 horas síncronas + 1 hora assíncrona)Formatos e suportes de imagemHardware e software de aquisição de imagemApresentação de ferramentas de edição de imagemExploração de ferramentas de edição de imagemMódulo III - Ferramentas de captação e de edição de áudio (3 horas – 1 hora síncrona + 2 horas assíncronas)Formatos e suportes de áudioHardware e software de captura de somTécnicas de captura de áudioUtilização de camadas em composição multipistaEdição e transformação de pistas de áudioTransições e efeitos de áudioEdição de áudio Formatos de exportação do projeto áudio para o ficheiro finalMódulo IV – Ferramentas para criar vídeo-aula (5 horas – 2 horas síncronas + 3 horas assíncronas)O guião como elemento de apoio à produção da vídeo-aulaApresentação e exploração de ferramentas de vídeo-aulaExploração de ferramentas de captura de ecrãIntegração dos vários elementos multimédia no projeto (peças de áudio e vídeo)Módulo V – Ferramentas de edição de vídeo (6 horas – 2,5 horas síncronas + 3,5 horas assíncronas)Visualização de vídeos sobre a temáticaFormatos e suportes de vídeoHardware e software de captura de vídeoNoções sobre a captação de imagem e de áudio Técnicas de composição de sequências com múltiplos planosTransições e sequências de vídeoTécnicas de RenderMódulo VI – Projeto (6 horas – 3 horas síncronas + 3 horas assíncronas)Criação de um projeto “vídeo-aula”Apresentação e partilha do projetoReflexão conjunta sobre a ação
Metodologias
O curso irá decorrer na modalidade de e-Learning com sessões síncronas e assíncronas, com a seguinte distribuição: 11hsíncronas e 14h assíncronas. O formador irá recorrer a plataformas Moodle e de videoconferência para dinamizar assessões. Planificar atividades e construir recursos, tendo em vista a sua aplicação com os alunos em contexto educativo,utilizando os conteúdos explorados nas sessões; experimentar em contexto educativo atividades planificadas e RED;refletir sobre a aplicação prática e o interesse educativo da utilização da vídeo-aula em contexto educativo.
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, de acordo com os seguintes critérios:Participação/Contribuição - 50%; Trabalho de aplicação de Conteúdos (Projeto e reflexão crítica) - 50%.
Bibliografia
DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora. Licht, A., Tasiopoulou, E., &Wastiau, P. (2017). Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, 21 de abril 2020 (https://dre.pt/application/conteudo/132133788) INTERAÇÕES GERADAS A PARTIR DA VISUALIZAÇÃO DE VÍDEOS EM CANAIS EDUCACIONAIS NO YOUTUBE,NTERNET LATENT CORPUS JOURNAL, disponível em https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/661/559 Martins, G. O., Gomes, C. A. S., Brocado, J. M. L., Pedroso, J. V., Carrillo, J. L. A., Silva, L. M. U., Encarnação, M. M. G. A.,Horta, M. J. V, Calçada, M. T. C. S., Nery, R. F. V, & Rodrigues, S. M. C. V. (2017). Perfil dos alunos à saída daescolaridade obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência. Retirado dehttps://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf Bahia, A. B., Silva, A. R. L. (2017). Modelo de produção de vídeo didático para EaD. Revista CINTED-UFRGS, V. 15, No 1.
Anexo(s)
Observações
Formação a Distância Demonstração das vantagens para os/as formandos/as no recurso ao regime de formação a distânciaA acessibilidade total e integral ao conhecimento é uma das principais vantagens apontadas à formação a distância. Umavez que esta representa uma mais-valia para a realização de momentos de trabalho em conjunto, quebrando a barreira dadistância e permitindo a exploração, partilha e comunicação com recurso a plataformas online, permitindo ao formandocriar o seu próprio ritmo de aprendizagem. Considera-se pertinente, ainda, referir que esta tipologia de formação permitecompatibilizar melhor a aprendizagem com a atividade profissional, uma vez que permite obter uma economia significativade tempo e de deslocações. Distribuição de horas 0 Nº de horas online síncrono 11 Nº de horas online assíncrono 14 Demonstração da existência de uma equipa técnico-pedagógica que assegure o manuseamento das ferramentas eprocedimentos do formação a distânciaA formação será dinamizada por uma equipa de formadores acreditados na área das tecnologias na educação, detentoresde vasta experiência em formação no regime a distância, bem como na configuração e manuseamento de sistemas deformação a distância.De igual modo, vários elementos da equipa de formadores estiveram envolvidos em iniciativas nacionais, tais como, naformação de formadores do Plano de Capacitação Digital de Docentes - no âmbito do Plano de Transição Digital, entreoutros. Demonstração da implementação de um Sistema de Gestão da Aprendizagem / Learning Management SystemadequadoSerá utilizada a plataforma moodle da Direção-Geral da Educação (DGE), para a disponibilização e partilha de recursos epara a realização de atividades por parte dos formandos. As ações de formação dinamizadas neste LMS têm o suporte detécnicos e especialistas da DGE. De igual modo, para as sessões síncronas, tirar-se-á partido da plataforma ZOOM,igualmente sob utilização deste organismo. Demonstração da avaliação presencial (permitida a avaliação em videoconferência)O registo de assiduidade nas sessões assíncronas será realizado na plataforma moodle. Nas sessões síncronas aassiduidade será comprovada pelo acesso e permanência nas salas zoom criadas para o efeito. A avaliação serásuportada pela submissão na plataforma moodle de um trabalho final. (acompanhado por declaração de autenticidade elegitimidade da autoria). Demonstração da distribuição da carga horária pelas diversas tarefasO vídeo em contexto educativo: conceitos básicos (3 horas – 1,5 horas síncronas + 1,5 horas assíncronas);Ferramentas de captação e de edição de imagem (2 horas – 1 hora síncrona + 1 hora assíncrona);Ferramentas de captação e de edição de áudio (3 horas – 1 hora síncrona + 2 horas assíncronas);Ferramentas para criar vídeo-aula (5 horas – 2 horas síncronas + 3 horas assíncronas)Ferramentas de edição de vídeo (6 horas – 2,5 horas síncronas + 3,5 horas assíncronas);Projeto (6 horas – 3 horas síncronas + 3 horas assíncronas) Rácio de formadores/as por formandos/as 1