Produtos e Tecnologias de Apoio - Inclusão / Acessibilidade / Participação turma F16-1
Apresentação
O enquadramento legal da educação inclusiva vem reforçar as orientações sobre o direito de cada um dos alunos a umaeducação consentânea com as suas necessidades e potencialidades.O enorme desafio que constitui a adoção de práticas inclusivas faz requerer a adoção de metodologias e ferramentas quepromovam as aprendizagens de todos convocando quando necessário, a ação das equipas dos CRTIC, enquanto recursoorganizacional específico de apoio à aprendizagem e à inclusão.Reconhecendo a importância dos PA como mais um pilar na construção da escola inclusiva, pretende-se que os CRTICprotagonizem uma intervenção atempada junto daqueles que deles necessitam para alcançar todo o seu potencial.A missão dos CRTIC prende-se com a avaliação das barreiras de acesso ao currículo, a prescrição dos PA adequados, acapacitação dos alunos, a implementação dos equipamentos na escola e a revisão das soluções propostas.O desenvolvimento tecnológico observado na área das TIC e as constantes exigências de uma Escola para Todosrequerem a capacitação de todos os intervenientes no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos que necessitamde PA.A presente ação insere-se no processo de concretização do plano de atividades da DGE, designadamente no queconcerne ao objetivo de promover, conceber e acompanhar as medidas tendentes à utilização pedagógica das TIC noâmbito da educação especial, promovendo a capacitação de docentes que já desempenham ou que possam vir adesempenhar funções num CRTIC.
Destinatários
Professores da Educação Especial; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores da Educação Especial; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores da Educação Especial; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.
Objetivos
• Explorar o DL 54/2018, de 6 de julho, na sua versão atual, identificando implicações para a adoção de práticas maisinclusivas.• Explorar os documentos legislativos DL 93/2009, de 16 de abril, e o Despacho nº 5291/2015, de 21 de maio.• Conhecer as competências dos CRTIC, enquanto recurso organizacional e o Sistema que enquadra a atribuição efinanciamento dos Produtos de Apoio (SAPA).• Aprofundar o conhecimento sobre os Produtos de Apoio para a Comunicação Alternativa e Aumentativa, suascaracterísticas e potencialidades.• Aprofundar o conhecimento sobre Produtos de Apoio para as acessibilidades a nível motor, auditivo e visual, suascaracterísticas e potencialidades.• Saber instalar e configurar os produtos de apoio de acordo com as características de cada aluno.• Compreender as dinâmicas pedagógicas de sala de aula e conceber a utilização de Produtos de Apoio em situações deacesso ao currículo.• Explorar as possibilidades de adaptação de materiais de baixo custo.
Conteúdos
Módulo 1 - O impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas (3 horas síncronas)• Exploração do documento legislativo DL nº 54/2018, de 6 de julho, na sua versão atual, de apoio à prática letiva de formaintegrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre:a) Os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação (Perfil dos Alunos à Saída daEscolaridade Obrigatória);b) A gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo;c) O recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de umaeducação de qualidade para todos os alunos; Módulo 2 – Os CRTIC, enquanto recurso específico organizacional e o Sistema SAPA (5 horas – 2 sessões síncronas)• Exploração do documento legislativo Despacho nº 5291/2015, de 21 de maio, compreendendo a dinâmica de um Centrode Recursos TIC e o seu papel de proximidade à escola.• Exploração do documento legislativo DL 93/2009, de 16 de abril, compreendendo a abrangência do Sistema SAPA.• O processo de avaliação e prescrição de produtos de apoio e o envolvimento de todos os intervenientes no processo. Módulo 3 – A Comunicação Alternativa e Aumentativa (10 horas –1 Sessão síncrona de 2:30 e 3 sessões assíncronas de2:30H)• As Tecnologias de Apoio para a Comunicação e a sua importância para a participação e a inclusão da criança/aluno.• Abordagem à CAA sem tecnologia, com baixa tecnologia e alta tecnologia.• Ferramentas digitais e aplicações gratuitas para a CAA.• Construção de materiais para a CAA – Adequação às necessidades e características da cada criança/aluno. Módulo 4 – Acessibilidades (7 horas – 1 sessão assíncrona de 2:30H 2 duas sessões síncronas, sendo 1 de 2:30H e 1 de2:00H)• Produtos e Tecnologias de apoio para a acessibilidade motora, visual e auditiva.• Planificação intencional – Acessibilidade e recurso ao Desenho Universal para a Aprendizagem.
Metodologias
Nesta formação, em regime de frequência e-learning, serão abordados os conteúdos recorrendo a metodologias ativas deensino e de aprendizagem. Será privilegiado o trabalho em pequeno e grande grupo com momentos de reflexão e dediscussão restrita e alargada. Nas sessões, devem ser definidos tempos de partilha e de reflexão em torno dasexperiências e das práticas dos formandos, devendo o formador ter um papel ativo na ligação das práticas aos conteúdos.Os docentes devem ser desafiados à reflexão sobre a acessibilidade no quotidiano escolar das crianças/alunos quenecessitam de produtos/tecnologias de apoio.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 defevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditaçãode Ações de Formação Contínua". A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicadono Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo porbase a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos que deve consistir num estudo decaso com a adoção de produtos/tecnologias de apoio em sala de aula.
Bibliografia
DGE (2018), Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática. Encarnação, Pedro; Azevedo, Luís; Lontral, Ana Rita, (2015), Tecnologias de Apoio para pessoas com deficiência. Lisboa:FCT. ESECS/IPLeiria et al. (2015) Tecnologias de Apoio – Tecnologias para todos.https://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/1317 WATI. (2009). Assessing Students’ Needs for Assistive Technology - A Resource Manual for School District Teams.Wisconsin Assistive Technology Initiative. Jill Gierach Editor. Tetzchner, S. v., & Martinsen, H. (2000). Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. Porto: Porto Editora.
Anexo(s)
Observações
Formação a Distância Demonstração das vantagens para os/as formandos/as no recurso ao regime de formação a distânciaDecorrente da situação pandémica surgiram ambientes virtuais de ensino a distância aos quais os docentes aderiramrapidamente, fruto das várias vantagens que o recurso ao regime de formação a distância apresenta: melhor gestão erentabilização do tempo, redução de custos inerentes às deslocações, desenvolvimento de competências digitais,possibilidade de desenvolvimento de trabalho colaborativo/em grupo nas sessões síncronas, acesso aos conteúdos(documentos - texto, áudio, vídeo, etc.) e controlo do seu progresso e desempenho no LMS. Distribuição de horas Nº de horas online síncrono 15 Nº de horas online assíncrono 10 Demonstração da existência de uma equipa técnico-pedagógica que assegure o manuseamento das ferramentas eprocedimentos do formação a distânciaA Direção-Geral da Educação para além de possuir uma equipa técnica-pedagógica que assegura, recorrentemente, omanuseamento das ferramentas (MOODLE e ZOOM) e procedimentos da formação a distância, seleciona formadores queigualmente dominam a utilização das referidas ferramentas e procedimentos. Demonstração da implementação de um Sistema de Gestão da Aprendizagem / Learning Management SystemadequadoAs Plataformas MOODLE e ZOOM da DGE são utilizadas para assegurar a organização, implementação eacompanhamento das ações de formação promovidas por esta Direção-Geral. Demonstração da avaliação presencial (permitida a avaliação em videoconferência)A avaliação contínua: participação dos formandos, qualidade das intervenções. Avaliação final: Elaboração detrabalho/reflexão final individual em função dos interesses e preferências dos formandos. Permitida avaliação emvideoconferência. Demonstração da distribuição da carga horária pelas diversas tarefasMódulo 1 - O impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas (3 horas síncronas)Módulo 2 – Os CRTIC, enquanto recurso específico organizacional e o Sistema SAPA (5 horas – 2 sessões síncronas) Módulo 3 – A Comunicação Alternativa e Aumentativa (10 horas –1 Sessão síncrona de 2:30 e 3 sessões assíncronas de2:30H)Módulo 4 – Acessibilidades (7 horas – 1 sessão assíncrona de 2:30H, 2 sessões síncronas, sendo 1 de 2:30H e 1 de2:00H) Rácio de formadores/as por formandos/as 1
Formador
António José Alves Chaves