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Maker Spaces: Aquisição de Competências para o Século XXI turma DF6-4

Apresentação

Com a Educação em constante reinvenção, os docentes não podem ficar para trás, sob pena de perder o fio a uma meadaque contribuirá para construir o futuro da sociedade. Esta proposta de formação propõe uma perspetiva sobre os espaçosMaker, emergentes dos Ambientes Educativos Inovadores, e que, acompanhando a sua tendência, centram aaprendizagem no papel ativo do aluno, enquanto construtor do seu conhecimento. Pretende-se definir o que são estesespaços e fornecer recursos educativos, com enquadramento na Educação Básica. Estes espaços constituem um pontode viragem na pedagogia, surgindo principalmente fruto da inspiração de Professores. Verifica-se uma crescente aceitaçãoe motivação para a criação destes espaços nas Escolas, pelo que, urge dotar os Docentes de competências paradinamizar estes espaços e transformá-los no foco central da aquisição de competências por parte dos alunos.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Definição de Espaços MakerApresentação da European Schoolnet, dos seus espaços educativos inovadores e propostas de espaços Maker, bemcomo do seu programa “European Code Week”Definição de Pensamento Computacional e sua integração no curriculumMetodologia Flipped Classroom e Aprendizagem por ProjetosImportância das atividades de tinkering e programação na aquisição e desenvolvimento de competências para o séculoXXI nos alunos.Direitos de autor e Regulamento Geral para a Proteção de Dados (RGPD) (cuidados e recomendações)

Conteúdos

Módulo I – Os Espaços Maker em contexto educativo (3 horas – presencial)Definição de Espaços MakerApresentação da European Schoolnet, dos seus espaços educativos inovadores e propostas de espaços Maker, bemcomo do seu programa “European Code Week”Definição de Pensamento Computacional e sua integração no curriculumMetodologia Flipped Classroom e Aprendizagem por ProjetosImportância das atividades de tinkering e programação na aquisição e desenvolvimento de competências para o século XXI nos alunos. Direitos de autor e Regulamento Geral para a Proteção de Dados (RGPD) (cuidados e recomendações)Módulo II – Introdução à programação, com e sem objetos tangíveis (3 horas – 2 hora síncronas + 1 hora assíncrona)Programação Visual/Blocos: análise de APPs disponíveis e criação de listagem de recursosAtividades de programação sem recurso a computadores (Unplugged Activities)Exploração das diferentes ferramentas e interfacesMódulo III – Objetos Tangíveis (5 horas –2h presenciais + 3h assíncronas)Programação de objetos tangíveis Exploração de recursos existentes e publico-alvoExploração de Cenários de Aprendizagem existentesProdução de Cenários de AprendizagemMódulo IV – Tinkering (6 horas – 2h síncronas + 2 horas presencial + 2 horas assíncronas)Exploração do conceito Tinkering e aplicabilidade em ambiente Escolar Visualização de vídeos sobre a temáticaCircuitos em Papel: exploraçãoCircuitos em papel: produção de recursosCircuitos em papel: produção de recursos com materiais alternativos (dia-a-dia, reciclados…)Módulo V – Recursos Educativos para Espaços Maker (5 horas: 3h horas síncronas + 2 horas assíncronas)Exploração de bibliografia referenteTour virtual a diferentes Espaços Maker em Portugal e na EuropaEquipamento necessário: Exemplos de listagens de equipamentoPesquisa e produção de Grelhas de Inventário adaptadas ao respetivo ciclo de ensinoPlanificação de um Espaço Maker na EscolaProdução de Relatório IndividualMódulo VI – Apresentação de Projeto(3 horas presencial )Apresentação e partilha dos Projetos de Espaço Maker nas EscolasReflexão conjunta sobre a OficinaSubmissão de atividades no site da iniciativa codeweek

Metodologias

Presencial Trabalho autónomoA oficina irá decorrer na modalidade de b-Learning com sessões presenciais, síncronas eassíncronas, com a seguinte distribuição: 10hpresenciais, 7h síncronas e 8h assíncronas. Oformador irá recorrer a plataformas Moodle e devideoconferência para dinamizar as sessões.As sessões serão de caráter teórico-prático,baseadas em metodologias essencialmenteativas, com recurso às seguintes técnicaspedagógicas: exposição, brainstorming, reflexãoem grupo, seleção de ideias, análise das ideias eprática simulada para a utilização da plataformaonline e das ferramentas nela existentes. Trabalho autónomo: 25h de trabalho autónomo para planificaratividades e construir recursos, tendo em vista a sua aplicação comas crianças e os alunos em contexto educativo, utilizando osconteúdos explorados nas sessões; experimentar em contextoeducativo atividades planificadas; refletir sobre a aplicação prática e ointeresse educativo da utilização das narrativas digitais em contextoeducativo. Irá existir uma grande ligação entre as sessões síncronase o trabalho que é realizado autonomamente.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 defevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditaçãode Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicadono Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo porbase a participação/contributos desenvolvidos pelos formandos, bem como a elaboração de um trabalho final individual(em formato multimédia) por parte dos formandos.Excelente (de 9 a 10 valores)Muito Bom (de 8 a 8,9 valores)Bom (de 6,5 a 7,9 valores)Regular (de 5 a 6,4 valores)Insuficiente (de 1 a 4,9 valores)Os formandos serão avaliados com os seguintes critérios:Participação e contributos demonstrados ao longo das sessões: 40%Trabalho de aplicação de conteúdos: 60%

Bibliografia

“Ciências da Computação - Code.org” https://code.org/ Maker Spaces no Ensino Primário: https://primarymakers.files.wordpress.com/2019/06/makerspaces-in-primary-school-settings-full-report-2018v2.pdf Maker Spaces para a Educação: http://www.makerspaceforeducation.com/makerspace.html Martins, G. O., Gomes, C. A. S., Brocado, J. M. L., Pedroso, J. V., Carrillo, J. L. A., Silva, L. M. U., Encarnação, M. M. G. A.,Horta, M. J. V., Calçada, M. T. C. S., Nery, R. F. V, & Rodrigues, S. M. C. V. (2017). Perfil dos alunos à saída daescolaridade obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência. ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÁO, 1.º Ciclo do EnsinoBásico, disponível em https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/oc_1_tic_1.pdf

Anexo(s)

Observações

Formação a Distância Demonstração das vantagens para os/as formandos/as no recurso ao regime de formação a distânciaA acessibilidade total e integral ao conhecimento é uma das principais vantagens apontadas à formação a distância. Umavez que esta representa uma mais-valia para a realização de momentos de trabalho em conjunto, quebrando a barreira dadistância e permitindo a exploração, partilha e comunicação com recurso a plataformas online, permitindo ao formandocriar o seu próprio ritmo de aprendizagem. Considera-se pertinente, ainda, referir que esta tipologia de formação permitecompatibilizar melhor a aprendizagem com a atividade profissional, uma vez que permite obter uma economia significativade tempo e de deslocações. Distribuição de horas 10 Nº de horas online síncrono 7 Nº de horas online assíncrono 8 Demonstração da existência de uma equipa técnico-pedagógica que assegure o manuseamento das ferramentas eprocedimentos do formação a distânciaA formação será dinamizada por uma equipa de formadores acreditados na área das tecnologias na educação, detentoresde vasta experiência em formação no regime presencial e a distância, bem como na configuração e manuseamento desistemas de formação a distância. Demonstração da implementação de um Sistema de Gestão da Aprendizagem / Learning Management SystemadequadoSerá utilizada a plataforma moodle da Direção-Geral da Educação (DGE), para a disponibilização e partilha de recursos epara a realização de atividades por parte dos formandos. As ações de formação dinamizadas neste LMS têm o suporte detécnicos e especialistas da DGE. De igual modo, para as sessões síncronas, tirar-se-á partido da plataforma ZOOM,igualmente sob utilização deste organismo. Demonstração da avaliação presencial (permitida a avaliação em videoconferência)O registo de assiduidade nas sessões assíncronas será realizado na plataforma moodle. Nas sessões síncronas aassiduidade será comprovada pelo acesso e permanência nas salas zoom criadas para o efeito. A avaliação serásuportada pela submissão na plataforma moodle de um trabalho final. (acompanhado por declaração de autenticidade elegitimidade da autoria). Demonstração da distribuição da carga horária pelas diversas tarefasMódulo I – Os Espaços Maker em contexto educativo (3 horas – presencial);Módulo II – Introdução à programação, com e sem objetos tangíveis (3 horas – 2 hora síncronas + 1 hora assíncrona);Módulo III – Objetos Tangíveis (5 horas –2h presenciais + 3h assíncronas);Módulo IV – Tinkering (6 horas – 2h síncronas + 2 horas presencial + 2 horas assíncronas);Módulo V – Recursos Educativos para Espaços Maker (5 horas: 3h horas síncronas + 2 horas assíncronas);Módulo VI – Apresentação de Projeto (3 horas presencial ) Rácio de formadores/as por formandos/as 1

Início: 06-10-2025
Fim: 15-12-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-131001/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: AE Dr. Júlio Martins

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