Laboratórios de Educação Digital: cenários de aprendizagem ativa turma F1-4
Apresentação
Os Laboratórios de Educação Digital (LED) são espaços de suporte à aprendizagem, enriquecidos com recursos eequipamentos tecnológicos, para serem utilizados no contexto de todas as disciplinas do currículo, para o desenvolvimentodas Aprendizagens Essenciais e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.Com os recursos e equipamentos LED, os alunos podem potenciar as suas experiências de aprendizagem, ao realizarematividades práticas e criativas, tais como: pesquisar e organizar informação, modelar, manipular variáveis, realizarexperiências, analisar resultados, criar artefactos e soluções, criar histórias, desenvolver projetos, entre outras.Está prevista a instalação, no total, de 1300 LED nos estabelecimentos de ensino com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico ecom ensino secundário, medida integrada na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito da“Transição digital na Educação”. De salientar que os LED assumem o formato de laboratórios multifacetados, direcionados para o desenvolvimento dasáreas da Programação e Robótica, Artes e Multimédia e STEM (https://led.dge.medu.pt/).Neste contexto, a Direção-Geral da Educação considerou importante o desenvolvimento desta formação, que apresenta eexplora exemplos práticos para serem aplicados na sala de aula, utilizando componentes e equipamentos tecnológicosfornecidos pelos LED, com o objetivo de apoiar as escolas na integração pedagógica destas tecnologias.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Conhecer os propósitos pedagógicos dos Laboratórios de Educação Digital (LED);Explorar cenários de aprendizagem LED, para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas decompetências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;Experimentar atividades com recurso a componentes e equipamentos tecnológicos disponibilizados nos Kits LED;Implementar atividades de aprendizagem ativa com recurso aos LED, numa abordagem disciplinar e/ou interdisciplinar.Criar um cenário de aprendizagem ativa com recurso aos LED, numa abordagem disciplinar e/ou interdisciplinar.Refletir sobre a aplicação destas práticas em contexto escolar e analisar as suas potencialidades em função dasaprendizagens realizadas pelos alunos.
Conteúdos
Os conteúdos da ação de formação encontram-se organizados da seguinte forma:Módulo 0: Apresentação (2 horas: 2P)Apresentação dos formandos e formadores.Apresentação da formação.Introdução aos Laboratórios de Educação Digital.Conhecer o modelo de cenário de aprendizagem.Iniciar um mural de partilha das atividades da formação.Módulo 1: Aprender com recurso à impressão 3D (4 horas: 2P; 2 Síncronas)Explorar cenários de aprendizagem com recurso à utilização da impressão 3D.Explorar a criação de objetos 3D, configuração da impressão e parametrização de objetos a imprimir.Realizar atividades práticas com recurso à impressão 3D, adequadas a diversos contextos curriculares.Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à impressão 3D.Módulo 2: Comunicar com Artes e Multimédia (4 horas: 2P; 2 Síncronas)Explorar cenários de aprendizagem com recurso à utilização de equipamento Multimédia.Explorar a utilização do teleponto e do Chroma Key.Explorar funções básicas de um editor de vídeo, como recorte, inclusão de filtros, texto, áudio e legendas.Realizar atividades práticas com a utilização de equipamento Multimédia, adequadas a diversos contextos curriculares.Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à utilização de equipamento Multimédia.Módulo 3: Investigar com o micro:bit (4 horas: 2P; 2 Síncronas)Explorar cenários de aprendizagem com recurso à utilização de placas micro:bit.Explorar a programação das placas micro:bit, a partir do simulador, abordando desde projetos simples (como a exibição demensagens ou animações) a projetos com uso de sensores.Realizar atividades práticas com a utilização de placas micro:bit, adequadas a diversos contextos curriculares.Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à utilização de placas micro:bit.Módulo 4: Explorar e programar com robôs (4 horas: 2P; 2 Síncronas)Explorar cenários de aprendizagem com recurso a robôs.Explorar conceitos básicos de programação de robôs, incluindo movimentos simples e o uso de sensores e motores.Realizar atividades práticas com a utilização de robôs, adequadas a diversos contextos curriculares. Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à utilização da robótica.Módulo 5: Atividades STEM na sala de aula (4 horas: 2P; 2 Síncronas)Explorar cenários de aprendizagem com recurso ao equipamento STEM.Explorar componentes do kit de ciências sobre energias renováveis.Realizar atividades práticas para a utilização de equipamento STEM, adequadas a diversos contextos curriculares.Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso ao equipamento STEM.Módulo 6: Apresentação e reflexão sobre a implementação (3 horas: 3P)Autoavaliação e autorreflexão sobre o processo de implementação desenvolvido.Apresentação e reflexão crítica sobre a experiência realizada e resultados obtidos.Reflexão final sobre a ação de formação.
Metodologias
Presencial:A oficina irá decorrer na modalidadede B-Learning com sessõespresenciais e sessões onlinesíncronas, com a seguintedistribuição: 15h presenciais e 10horas online síncronas.O formador irá recorrer às plataformasde gestão de aprendizagem e de videoconferência para a dinamizaçãodas sessões online síncronas. Trabalho autónomo :25 horas de trabalho autónomo para: Os formandos criam e implementam 2atividades de aprendizagem, em contexto disciplinar e/ou interdisciplinar,integrando os conteúdos explorados nas sessões conjuntas. Durante as sessõesde formação refletem e participam nas tarefas em curso. Como trabalho final,criam um cenário de aprendizagem com recurso aos LED, incluindo atividadesexperimentadas com os alunos, e elaboram o seu Relatório de Reflexão CríticaIndividual, submetendo-os em local próprio.
Avaliação
O regime de avaliação adotado será contínuo, abrangendo a avaliação do trabalho presencial e do trabalho autónomo emsala de aula, considerando as atividades realizadas com os alunos em sala de aula ou noutros contextos escolares. Nofinal da Oficina de Formação, os formandos serão também avaliados pela apresentação final do trabalho realizado e pelorelatório individual. Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despachon.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos osdispositivos legais da avaliação contínua.
Bibliografia
Attewell, Jill (2020). Makerspaces in schools. Practical guidelines for school leaders and teachers. e50edfbf-b30d-49a2-a066-da2991cfb921 (eun.org) Attewell, Jill (2019). Building Learning Labs and Innovative Learning Spaces: Practical guidelines for school leaders andteachers. https://fcl.eun.org/documents/10180/4589040/FCL_guidelines_2019_DEF.pdf Bannister, D. (2017). Guidelines on exploring and adapting learning spaces in schools, Practical guidelines for schoolleaders and teachers. European Schoolnet. Belgium. https://files.eun.org/fcl/Learning_spaces_guidelines_Final.pdf Carravetta, L. (2015). Do microensino à vídeo-aula na era digital.file:///C:/Users/apaul/Downloads/admin,+Carravetta+OK+Fechada.pdf European Schoolnet (2019). The STE(A)M IT Framework: European integrated Stem teaching framework.https://files.eun.org/STEAMIT/STE(A)M-IT-Framework-Digital.pdf
Anexo(s)
Observações
Formação a Distância Demonstração das vantagens para os/as formandos/as no recurso ao regime de formação a distânciaA acessibilidade total e integral ao conhecimento é uma das principais vantagens apontadas à formação a distância umavez que esta representa uma mais-valia para a realização de momentos de trabalho em conjunto, quebrando a barreira dadistância e permitindo a exploração, partilha e comunicação com recurso a plataformas online, permitindo ao formandocriar o seu próprio ritmo de aprendizagem. Considera-se pertinente, ainda, referir que esta tipologia de formação permitecompatibilizar melhor a aprendizagem com a atividade profissional, uma vez que permite obter uma economia significativade tempo e de deslocações. Pretende-se também que esta modalidade de formação possa propiciar apoio na resoluçãode problemas e orientação dos formandos relativamente à utilização das plataformas digitais que apoiam a criação deobjetos 3D, edição de vídeo, programação das placas micro:bits, programação de robôs, entre outras atividades daformação. Distribuição de horas 15 Nº de horas online síncrono 10 Nº de horas online assíncrono Demonstração da existência de uma equipa técnico-pedagógica que assegure o manuseamento das ferramentas eprocedimentos do formação a distânciaA equipa técnico-pedagógica da DGE irá apoiar na utilização das ferramentas e nos procedimentos a adotar na formação adistância, nomeadamente, das plataformas de gestão de aprendizagem e de videoconferência. Demonstração da implementação de um Sistema de Gestão da Aprendizagem / Learning Management SystemadequadoA sessões de formação não presenciais e síncronas serão desenvolvidas através de um sistema de videoconferência, porexemplo, via Plataforma Zoom, com entrada de todos os formandos e formador na sala virtual, no horário estipulado docronograma da ação de formação.- A plataforma de suporte à ação de formação conterá toda a documentação fundamental e de apoio com o objetivo deproporcionar atividades colaborativas, de reflexão e de partilha entre os formandos.- Pretende-se que todos os formandos possam receber, em tempo útil, feedback dos trabalhos em desenvolvimento, nosentido da sua melhoria. Demonstração da avaliação presencial (permitida a avaliação em videoconferência)Serão propostas atividades/tarefas que os formandos realizam ao longo das várias sessões da oficina de formação. Todosos trabalhos produzidos pelos formandos, no decurso das sessões de formação, ou durante o tempo destinado ao trabalhoautónomo, são disponibilizados num mural de partilha, acessível através de uma plataforma digital. Os formandos criam e implementam 2 atividades de aprendizagem, em contexto disciplinar e/ou interdisciplinar, integrandoos conteúdos explorados nas sessões conjuntas. Durante as sessões de formação refletem e participam nas tarefas emcurso. Como trabalho final, criam um cenário de aprendizagem com recurso aos LED, incluindo atividades experimentadascom os alunos, e elaboram o seu Relatório de Reflexão Crítica Individual, submetendo-os em local próprio. Demonstração da distribuição da carga horária pelas diversas tarefasAs horas de formação serão distribuídas da seguinte forma:• 25 horas: distribuídas em 15h presenciais, 10h online síncronas.• 25 horas de trabalho autónomo: para planificação, implementação e reflexão crítica sobre a aplicação prática e ointeresse educativo das atividades implementadas, na sala de aula e/ou na escola.Nas 25 horas de trabalho conjunto serão trabalhados os conteúdos da formação, de cariz prático e teórico, que seencontram organizadas nos Módulos da Formação. Irão ser explorados sequencialmente, de forma a proporcionarem aexperimentação e reflexão prévia sobre a sua adequação ao contexto educativo e de trabalho dos formandos:Módulo 0: Apresentação (2 horas: 2P)Módulo 1: Aprender com recurso à impressão 3D (4 horas: 2P; 2 Síncronas)Módulo 2: Comunicar com Artes e Multimédia (4horas: 2P; 2 Síncronas)Módulo 3: Investigar com o micro:bit (4 horas: 2P; 2 Síncronas)Módulo 4: Explorar e programar com robôs (4 horas: 2P; 2 Síncronas)Módulo 5: Atividades STEM na sala de aula (4 horas: 2P; 2 Síncronas)Módulo 6: Apresentação e reflexão sobre a implementação (3 horas: 3P)Nas 25 horas de trabalho autónomo, os formandos, individualmente, deverão:25 horas de trabalho autónomo para:- Planificar e implementar atividades práticas, tendo em vista a sua aplicação com os alunos em contexto curricular,disciplinar e/ou interdisciplinar, integrando os conteúdos explorados nas sessões conjuntas.- Registar as evidências da implementação (por exemplo, num mural conjunto). - Criar um cenário de aprendizagem com atividades implementadas com os alunos.- Refletir criticamente sobre as potencialidades educativas das atividades implementadas. Rácio de formadores/as por formandos/as 1