Diabetes mellitus tipo 1 - modo de Atuação em caso de hipoglicemia e Alergias alimentares - modo de atuação em caso de choque anafilático turma AEFM_diabetes

Apresentação

A Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença crónica caracterizada por deficiência de insulina devido à perda de células beta pancreáticas, com consequente hiperglicemia, incidindo sobretudo em indivíduos em idade pediátrica. A Orientação n.º 006/2016, de 23 de novembro, da DGS e da DGE, reforçou o compromisso de todos os intervenientes na gestão da DM1 na Escola, na promoção da saúde, na prevenção das intercorrências e na minimização do impacto da diabetes. A necessidade da realização desta e de outras iniciativas de informação e formação sobre a DM1 junto da comunidade escolar foi realçada na Resolução da Assembleia da República n.º 122/2019, de 29 de julho, enquanto medida para integrar e apoiar as crianças e jovens com DM1, como forma de garantir o direito a uma educação inclusiva, que responda às potencialidades, expectativas e necessidades, em condições efetivas de equidade, dando assim cumprimento ao estatuído no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

Os não docentes são profissionais da educação, que no âmbito das respetivas funções, contribuem para apoiar a organização e a gestão da atividade socioeducativa e de apoio à família, incluindo os serviços especializados de apoio socioeducativo. Deste modo, tornam-se elementos de extrema importância no acompanhamento das crianças e dos jovens com DM1, durante o período de funcionamento da escola, com vista a garantirem a sua segurança, saúde e bem-estar, bem como prestarem assistência em situações de primeiros socorros.

Conteúdos

1- A criança e o jovem com DM1: orientações e normas técnicas2- O que é a DM1: definição e sintomas3 – A educação terapêutica das crianças e jovens com DM1 3.1 – Desafios psicossociais da família 3.2 - Mudança de comportamento 3.3 – O papel da escola 3.4 – Adesão ao plano terapêutico4- Gestão do regime terapêutico 4.1 – Insulinoterapia 4.2 – Alimentação 4.3 – Atividade física 5 - Autovigilância e complicações na diabetes 5.1 – Determinação da glicemia capilar e/ou cetonemia 5.2 – Hipoglicemia: definição, intervenção e prevenção 5.3 – Hiperglicemia e cetoacidose: definição, intervenção e prevenção

Bibliografia

Despacho 8297-C/2019, de 18 de setembro. Regulamento de enquadramento do apoio às crianças e jovens com Diabetes mellitus tipo 1 na escola. Diário da República, 179. Série II.Direção-Geral da Saúde (2015). Programa nacional de saúde escolar. Lisboa: Direção-Geral da Saúde. Programa Nacional para a Diabetes (2019). Crianças e jovens com diabetes mellitus tipo 1: Manual de formação para apoio aos profissionais de saúde e de educação. Lisboa: Direção-Geral da saúde. Resolução da assembleia da República nº 122/2019, 29 de julho. Recomenda ao governo a adoção de medidas para integrar e apoiar nas escolas crianças e jovens com diabetes tipo 1. Diário da República, 143. Serie I. Orientação n.º 006/2016, 23 de novembro. Crianças e jovens com Diabetes mellitus tipo 1 na escola. Lisboa: Direção-Geral da Saúde e Direção-Geral da Educação.

Formador

Maria do Carmo Paiva Soqueiro

Início: 04-11-2024
Fim: 04-11-2024
Acreditação: ACD2024_Saúde
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães