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Educação para os media e para a cidadania: Como potenciar o uso do digital na escola turma F17-1

Apresentação

Esta ação pretende reforçar o conhecimento que os professores têm sobre a ligação intrínseca entre a educação para os media e a cidadania, usando práticas e dinâmicas que implicam os media e o jornalismo como ferramentas educativas, tendo como objetivo suprir a lacunas identificadas (Brites, 2015; Brites & Pinto, 2017; Referencial De Educação Para Os Media (DGE); Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (RBE); Tomé, 2016; Equipa ERTE/DGE; Plano Nacional de Leitura 2027). Esta formação tem duplo sentido: potenciar e estimular a possibilidade dos professores serem eles próprios formadores entres os seus pares após a formação e, ainda, potenciar a melhor aplicação dos conhecimentos adquiridos nas suas atividades e planificações letivas com os alunos. Enquadra-se no âmbito do projeto do centro de formação, cuja grande preocupação é o apoio à comunidade educativa.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

- Identificar e ser capaz de usar conceitos adquiridos relacionados com a educação para os media (incluindo jornalismo digital) e para a cidadania no contexto digital; - Compreender como as ferramentas decorrentes do conhecimento sobre a educação para os media e para a cidadania no contexto digital podem ser transpostas para a comunidade escolar, para a criação de projetos dinâmicos junto dos alunos; - Serem capazes eles mesmos de dar formação a outros professores, usando o que aprenderam e replicando em sistema de bola de neve; - Identificar ferramentas digitais e jornalísticas usadas durante a formação de modo a utilizarem e aplicarem esses conhecimentos em trabalho futuro com as suas comunidades escolares; - Melhorar a forma como abordam matérias relacionadas com os media e o jornalismo em contexto de sala de aula, da biblioteca escolar e de atividades extracurriculares.

Conteúdos

TEMAS A ABORDAR EM TRABALHO PRESENCIAL (25 horas): 1 . Educação para os Media (5 horas) - História e contexto; - O que é a competência mediática e por que é importante na educação; - Literacia mediática: interpretar, compreender e avaliar criticamente os media: - As especificidades atuais da informação e do jornalismo; - Competência mediática e digital; - A relação intrínseca com a educação para a cidadania. • Reflexão sobre os conteúdos trabalhados, pistas para futuro. 2. Tecnologias digitais e Educação para os Media (5 horas) - Conceitos de digital storytelling; - Novo ecossistema mediático e a teoria da convergência; - Contar uma história usando as técnicas jornalísticas ligadas à entrevista, à notícia e à pesquisa; - Ferramentas para o storytelling; - Direitos autorais e legais. • Reflexão sobre os conteúdos trabalhados, pistas para futuro. 3. Digital Storytelling na escola (7 horas) - Boas prácticas; - Uso do móvel como ferramenta para a criação de digital storytelling; - Podcast no contexto educacional - Digital storytelling em redes sociais: contar estórias em canais híbridos - Curadoria e agregação de conteúdos para distribuição multiplataforma • Reflexão sobre os conteúdos trabalhados, pistas para futuro. 4. Gestão de projeto e de projetos integrados (4 horas) - Como pensar a aplicação de projetos; - Coordenar e delegar: - Possíveis cruzamentos temáticos do uso dos media com a educação para a cidadania; - Sustentabilidade e financiamento. • Reflexão sobre os conteúdos trabalhados, pistas para futuro. NOTA: No final destas sessões, os formandos terão tempo para desenvolverem os pontos 1, 2 e 3 do trabalho autónomo. 5. Avaliação (4 horas) - Depois de os formandos terem aplicado os conteúdos na comunidade escolar, seja em atividades e/ou projetos curriculares ou extracurriculares mas sempre com os alunos, devem apresentar sumariamente os elementos que evidenciem a aplicação que fizeram. Este espaço de avaliação e reflexão serve ainda para refletir e encontrar pontos de melhoria no trabalho desenvolvido na escola, que deve, posteriormente, ser apresentado sob a forma de relatório individual escrito. ATIVIDADES A IMPLEMENTAR EM TRABALHO AUTÓNOMO (25 horas) EM CONTEXTO ESCOLAR: 1. 3 horas de trabalho autónomo acerca de questões lançadas para reflexão, análise e debate ao longo da formação (1., 2., 3. e 4.), com acompanhamento, caso necessário, dos formadores a nível presencial, através de email e/ou Google Drive. 2. 10 horas de trabalho autónomo com os alunos em contexto curricular e/ou extracurricular, tendo em conta o que foi feito ao longo da formação (1., 2., 3. e 4.). 3. 3 horas de trabalho autónomo para conceber um plano de melhoria e reajuste da forma como já utilizam a educação para os media e ferramentas mediáticas e digitais em contexto curricular e/ou extracurricular, com acompanhamento, caso necessário, dos formadores a nível presencial, através de email e/ou Google Drive. 4. 9 horas para elaboração do relatório individual de reflexão crítica no final da ação, que contemple os 3 pontos anteriores e melhorias decorrentes do ponto 5 da avaliação do trabalho presencial. Os relatórios devem ter 6-8 páginas, com utilização de Times new roman 12, e entrelinhas de 1,5.

Avaliação

Regime presencial - mínimo 2/3 de presenças; Avaliação quantitativa e qualitativa dos(as) formandos(as), através de participação, trabalho de apresentação oral e trabalho autónomo, com relatório individual. Os(as) formandos(as) serão avaliados(as) tendo em consideração os seguintes referenciais/critérios e instrumentos: Pontualidade, interesse demonstrado, participação e produção; resultados das atividades das sessões e da formação global; elaboração de trabalhos. A avaliação será quantitativa, numa escala de 1 a 10, com a correspondente menção qualitativa, de acordo com a lei em vigor. Ponderação (para o total de 100%): Participação 20% Trabalho de apresentação oral 40% Trabalho autónomo, plasmado no relatório individual 40% Os relatórios individuais de reflexão crítica devem ser submetidos através de Google Drive ou através de outra ferramenta, que se afigure como mais adequada ao contexto.

Bibliografia

Alexander, B. (2011). The New Digital Storytelling - Creating Narratives with New Media. ABC-CLIO.Brites, M. J., 2015. Jovens e culturas cívicas: Por entre formas de consumo noticioso e de participação. Covilhã: Livros LabCom. http://www.livroslabcom.ubi.pt/book/128Frazel, M. (2011). Digital Storytelling Guide for Educators. Washington, DC: International Society for Technology in Education.Hobbs, R. (2011). Digital and Media Literacy: Connecting Culture and Classroom. California: Corwin.Ohler, J. B. (2013). Digital storytelling in the classroom: New media pathways to literacy, learning, and creativity. Corwin Press.

Observações

Oficina de Formação centrada na dinamização de projetos de RÁDIO ESCOLAR.

Formador

Anabela Moura Fernandes

Ana Cristina Marcelo Ferreira Loreiro

Yann Sevegrand

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-02-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 19-02-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 26-02-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 12-03-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 19-03-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 26-03-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 09-04-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
8 23-04-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
Início: 12-02-2025
Fim: 23-04-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-132885/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária de Valpaços e TEAMS