O espetro do Autismo turma F46

Apresentação

O Espectro do Autismo, na qualidade de diagnóstico do neurodesenvolvimento, afetacerca de 1 em cada 100 pessoas na Europa. Cada vez mais, é urgente a formação de toda a Comunidade às características do autismo e às boas práticas de intervenção, visando a promoção da Inclusão que constitui uma responsabilidade social.

Destinatários

Pessoal não Docente

Objetivos

Conhecer as características do Espectro do Autismo- Conhecer as boas práticas de intervenção

Conteúdos

Caracterização clínica• Modelos psicoeducativos e comportamentais• A comunicação• O domínio sensorial• Prevençãoe gestão dos comportamentos desafiantes• A adolescência• A colaboração com as famílias O Espectro do Autismo, na qualidade de diagnóstico do neurodesenvolvimento, afetacerca de 1 em cada 100 pessoas na Europa. Cada vez mais, é urgente a formação de toda a Comunidade às características doautismo e às boas práticas de intervenção, visando a promoção da Inclusão que constitui uma responsabilidade social.

Metodologias

Em contexto escolar, o Pessoal Não-Docente detém um papel fundamental na promoção dainclusão e do desenvolvimento global do aluno com autismo. Peça crucial de articulação na Comunidade Educativa, assumemfunções transversais apoiando profissionais e famílias. Por esta razão, é indiscutível que o Pessoal Não-Docente seja formado ásboas práticas no Autismo visando uma crescente qualidade e eficácia das respostas escolares, base de uma boa transição para avida adulta.

Avaliação

Presencial Ponderação participação: 20 Ponderação assiduidade: 10 Ponderação testes/trabalhos escritos: 70

Modelo

Avaliação quantitativa, Avaliação qualitativa

Bibliografia

American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.).Washington, DC: American Psychiatric Association.Gattegno, M.P. (2011) L'autisme de l'enfant: évaluation, intervention et suivi. Paris:Mardaga.Mineau, S. et al. (2013). L’enfant autiste – Stratégies d’intervention psychoéducatives. Montréal: Éditions du CHU Ste-JustineNuno Lobo Antunes et al. (2018). Sentidos. Alfragide: Lua de Papel.

Anexo(s)

Formador

Sara Pinto Pires

Início: 03-03-2025
Fim: 09-07-2025
Acreditação: DGAE/1377/2024
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 7 h
Local: None