Escrita criativa: uma ferramenta para diferentes disciplinas turma F32-2
Apresentação
A escrita criativa, enquanto competência transversal, é uma poderosa ferramenta pedagógica que pode transformar o modo como os alunos aprendem e se expressam. Neste sentido, os professores das várias disciplinas devem integrar técnicas de escrita criativa nas aulas para as enriquecer e envolver os alunos num ambiente de aprendizagem mais dinâmico e criativo que vise o desenvolvimento do pensamento crítico, a melhoria da comunicação escrita e a promoção de uma aprendizagem interdisciplinar. A integração da Inteligência Artificial na escrita criativa também oferece múltiplas possibilidades para estimular a criatividade dos alunos, pois as ferramentas de IA podem sugerir palavras, frases e enredos, ajudando os alunos a superar bloqueios criativos e a explorar novas ideias. A escrita criativa permite, ainda, abordar domínios de cidadania e desenvolvimento, contribuindo para que os alunos ampliem a sua visão do mundo, compreendam melhor as perspetivas dos outros e respeitem diferentes culturas.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Discutir a relevância da criatividade na Escola atual. - Refletir sobre os desafios e potencialidades da escrita criativa com a Inteligência Artificial. - Integrar a escrita criativa no currículo. - Aplicar ferramentas e técnicas de escrita criativa em distintas disciplinas. - Potenciar a prática da escrita criativa através de atividades/ projetos interdisplinares. - Desenvolver práticas indutoras de metodologias ativas em ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, criativos e inovadores. - Estimular o prazer da leitura e da escrita. - Conceber recursos e atividades de aprendizagem para aplicar em contexto de sala de aula e/ou em articulação com a biblioteca escolar. - Fomentar a empatia e a compreensão multicultural. - Promover o trabalho colaborativo, a partilha de saberes e de experiências pedagógicas.
Conteúdos
Módulo 1: Escrita e criatividade na Escola hodierna (3 h síncronas) - Apresentação do curso de formação, do formador e dos formandos. - Diagnose do grupo. - Criação de um diário de aprendizagem digital. - Criatividade na Escola: leitura e discussão de textos. - Potencialidades pedagógicas da escrita criativa. - Considerações gerais sobre a escrita criativa. Módulo 2: Escrita criativa em coautoria com a Inteligência Artificial (3 h síncronas) - Projetos de escrita criativa com a Inteligência Artificial. - Ferramentas de IA. - Linguagem dos prompts. - Chatbots. Módulo 3: Poesia e prosa (3 h síncronas) - Nanopoesia, Haiku, Tanka. - Microcontos, contos. - Fábulas. Módulo 4: Escrita criativa e textos dos media (3 h síncronas) - Notícia. - Texto publicitário. - Entrevista. Módulo 5: Escrita criativa, Cidadania e Desenvolvimento (3 h síncronas) - Direitos Humanos, Educação Ambiental e Interculturalidade. - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. - Escrita, emoções e empatia. Módulo 6: Aplicação da escrita criativa em diferentes disciplinas (3 h síncronas) - Benefícios da integração da escrita criativa em várias disciplinas. - Utilização de jogos, ferramentas digitais e atividades lúdicas para estimular a criatividade. - Exemplos práticos de atividades interdisciplinares com a escrita criativa. Módulo 7: Atividades/ Projetos interdisciplinares com a escrita criativa (3 h síncronas) - Planificação colaborativa de uma atividade ou projeto. - Apresentação e discussão. Módulo 8: Trabalho final e avaliação (4 h síncronas) - Apresentação do trabalho final. - Reflexão crítica. - Balanço do trabalho desenvolvido. - Avaliação do curso de formação.
Metodologias
As sessões online síncronas decorrerão na plataforma Zoom. O curso estará na plataforma Moodle com os recursos e atividades de aprendizagem e um mural digital para potenciar a participação ativa dos formandos e poderem experienciar diferentes ambientes de aprendizagem. Na primeira sessão, serão apresentados os objetivos da ação, os conteúdos, as metodologias, a calendarização, as orientações para a criação de um portfólio digital, um guião para o relatório de reflexão crítica e trabalho final, os critérios de avaliação. Ao longo das sessões, centradas nas metodologias de aprendizagem por execução de tarefas, debate e reflexão crítica, fomentar-se-á o trabalho individual, a pares e em grupo. Na abordagem das plataformas/ ferramentas digitais, o formador iniciará com um momento expositivo/ demonstrativo, em interação com os formandos. Seguidamente, os formandos passarão à sua exploração. As atividades serão realizadas, na lógica do trabalho colaborativo, privilegiando-se atividades integradoras, de cariz predominantemente prático, perspetivando-se novos rumos e metodologias que se traduzam em práticas inovadoras e criativas.
Avaliação
A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, numa tabela de 1 a 10, conforme o Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Será tido em consideração o trabalho desenvolvido pelos formandos de acordo com os seguintes critérios e respetivos valores percentuais: participação e realização dos trabalhos propostos ao longo da formação 50% elaboração de um trabalho final 30% apresentação de uma reflexão crítica sobre a ação 20%
Bibliografia
Cardoso, M. E. (2024). Como escrever. Bertrand Editora Cleto, B. (2023). Exploração de algumas ferramentas de Inteligência Artificial numa Unidade Curricular de Multimédia. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning, 6(2), 1-15. https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/32673/23517 Norton, C. (2001). Os Mecanismos da Escrita Criativa. Temas & Debates. Lisboa Santos, M. (2013). Escrita em Dia. Clube do Autor. Lisboa Tierra, J. (2023). Guía de escritura creativa con Inteligencia Artificial. Editatum. Madrid
Formador
José António Flambó Afonso Batista
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-09-2025 (Segunda-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Online síncrona |